Inicio » Esporte » Copa 2018 » Copa 2014 – Alemanha e Argentina fazem tira-teima em terceira decisão da Copa do Mundo

Copa 2014 – Alemanha e Argentina fazem tira-teima em terceira decisão da Copa do Mundo

Não é a final que o torcedor brasileiro esperava ou queria para esta Copa do Mundo. É lógico que valeria ver um dos times vestindo a tradicional camisa amarela neste domingo, no Maracanã, palco da decisão do Mundial. Mas não deu. O Brasil tropeçou nas próprias pernas e ficou pelo caminho. Isso, porém, não significa que o duelo entre Alemanha e Argentina, às 16h, seja menos interessante. Se para eles vale uma estrela no peito e o domínio do mundo pelos próximos quatro anos, para nós, brasileiros, vale o aprendizado. É observar alemães e argentinos em campo para não dar mais futuros vexames. Afinal, um deles ditará a filosofia do futebol do planeta.

Alemão Müller e argentino Messi entram em rota de colisão neste domingo. Fotos: AFP
Alemão Müller e argentino Messi entram em rota de colisão neste domingo. Fotos: AFP

Além de tudo isso, vale o tira-teima entre as duas seleções em finais de Mundiais. Em 1986, no México, deu a Argentina de Maradona e companhia, enquanto que em 1990, na Itália, os alemães sorriram por último. No âmbito geral, a vantagem é alemã em Copas com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A decisão deste domingo é o sétimo confronto entre os dois países. É jogo que mais se repetiu na história da competição ao lado de Brasil e Suécia.

Para ser campeã novamente, a Argentina pode não ter Diego Maradona, mas conta com alguém tão genial, e baixinho, quanto ele: Lionel Messi, que se não foi tão decisivo quando Maradona em 86, pelo menos apareceu na hora certa para ajudar a Albicente. Foi assim contra a Suíça, quando nos minutos finais da prorrogação, puxou contra-ataque e tocou para o gol de Dí Maria. Messi é daqueles jogadores que ao menor espaço decide. E sobre ele que a defesa alemã vai concentrar suas atenções.

Mas os hermanos não são só Messi. A equipe do técnico Alejandro Sabella conta ainda com um excelente sistema defensivo, que sofreu apenas dois gols na Copa. Furar o bloqueio da Argentina não é fácil. A Holanda que o diga nas semifinais. A Laranja com todo o poderio ofensivo não conseguiu ultrapassar a defesa Albicente e amargou o 0x0 e a eliminação nos pênaltis.

Pelo lado alemão, há o otimismo de finalmente conseguir vencer depois de frustrações recentes em Copas e Eurocopas. A apresentação no 7×1 sobre o Brasil nas semifinais serve como argumento para isso. Jogador de qualidade não falta à Alemanha, que pode variar as peças sem perder o nível. Não será fácil anular as peças da Nationalelf, principalmente se conseguirem dominar o meio de campo, setor mais forte da equipe do técnico Joachim Löw.

TRI DA TAÇA FIFA – Quem vencer neste domingo conseguirá um feito inédito em Copas: levantará a Taça Fifa pela terceira vez. A Alemanha levantou o troféu em 74 e 90, enquanto a Argentina em 78 e 86. Ao contrário da Jules Rimet, porém, ninguém ficará com a Taça Fifa em definitivo.

FICHA TÉCNICA – ALEMANHA X ARGENTINA


ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng (Mertesacker), Hummels e Howedes; Schweinsteiger e Khedira; Muller, Kroos e Ozil; Klose. Técnico: Joachim Low.

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Enzo Pérez e Messi; Lavezzi e Higuaín. Técnico: Alejandro Sabella.

Copa do Mundo (final). Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: domingo, às 16h. Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália). Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).