Inicio » Mais Seções » Famosos » Rei das bilheterias, Harrison Ford faz 72 anos a todo gás

Rei das bilheterias, Harrison Ford faz 72 anos a todo gás

nhecido por interpretar Han Solo na série Guerra nas Estrelas e também o protagonista de Indiana Jones, Harrison Ford, que comemora seus 72 anos neste domingo (13), possui mais de seis décadas de carreira e é o quarto ator com mais bilheteria atualmente. Com tamanho sucesso, seus dias no cinema estão longe de acabar e o veterano tem um agenda cheia de compromisso para reviver seus maiores sucessos nas telonas.

O ator Harrison Ford participa de uma pré-estreia em Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano passado.
O ator Harrison Ford participa de uma pré-estreia em Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano passado.

Harrison Ford nasceu em 13 de julho de 1942 em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Quando adolescente, era um aluno medíocre no colégio e chegou a largar os estudos, mas não antes de participar de algumas aulas de atuação. Como de costume, seus primeiros papéis foram na televisão e de pouca importância como em Têmpera de Aço (1967) e O Homem de Virgínia (1967).

Desencorajado pelas suas pequenas atuações, Ford desistiu do cinema e da televisão e chegou a se tornar carpinteiro. Ainda assim, ele não conseguiu largar totalmente essa vida e continuou a participar de produções menores até que, quatro anos depois, conseguiu o papel de Bob Falfa em Loucura de Verão (1973). Outros quatro anos se passaram e Ford deu vida à um dos maiores personagens da história do cinema, Han Solo, em Guerra nas Estrelas (1977). Sem dúvidas esse foi o papel que representou uma mudança drástica em sua carreira e o revelou para o mundo, tornando possível que Ford interpretasse também Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) e outro grande personagem dos cinemas que iria marcar a sua carreira para sempre.  

Com a colaboração de sucesso com George Lucas vista em Guerra nas Estrelas, Harrison Ford foi chamado para o papel principal em Os Caçadores da Arca Perdida (1981), dando vida àIndiana Jones e o colocando para sempre na história do cinema. Ford reviveu o personagem em mais três produções, Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Harrison Ford (à direita) na pele de Han Solo na primeira trilogia da franquia.
Harrison Ford (à direita) na pele de Han Solo na primeira trilogia da franquia.

Ford recebeu nomeações para Academy Award e Golden Globe pelo seu papel como John Book em A Testemunha (1985). Ele também participou de outras grandes produções como Jogos Patrióticos (1992), O Fugitivo (1993) , Destinos Cruzados (1999), Apocalypse Now (1979), mas seu sucesso sempre esteve diretamente ligado às sequências de Indiana Jones e Guerra nas Estrelas.

Recentemente, Harrison Ford participou de Os Mercenários 3 (2014) e irá retornar em dois novos filmes das duas séries que o consagraram, Indiana Jones 5 e Guerra nas Estrelas: Episódio Sete, no qual ele sofreu um acidente durante as gravações e foi levado ao hospital, mas que não o afastará do filme.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).