Inicio » Mais Seções » Famosos » Morre no Rio de Janeiro o escritor João Ubaldo Ribeiro

Morre no Rio de Janeiro o escritor João Ubaldo Ribeiro

Morreu na madrugada desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, o escritor João Ubaldo Ribeiro, informou a GloboNews. O autor de O Sorriso do Lagarto, 73 anos, teve uma embolia pulmonar e morreu em sua casa, no bairro do Leblon. O velório será realizado na Academia Brasileira de Letras a partir das 10h.

João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo nasceu em Itaparica, na Bahia, no dia 23 de janeiro de 1941, filho do advogado Manuel Ribeiro e de Maria Filipa Osório Pimentel. Em 1957, começou a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia e, posteriormente, na Tribuna da Bahia, onde foi editor-chefe. Com Glauber Rocha, editou revistas e jornais culturais, participando do movimento estudantil em 1958. Formou-se em Direito e fez pós-graduação em Administração Pública, mas nunca exerceu a profissão.

Em 1963, escreveu seu primeiro romance, Setembro Não Faz Sentido. Em 1971, lançou o romance Sargento Getúlio, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, na categoria Revelação de Autor, no ano seguinte. Em 1982, iniciou o romance Viva o Povo Brasileiro, que receberia o Prêmio Jabuti na categoria Romance e o Golfinho de Ouro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 1983, estreia na literaura infanto-juvenil, com Vida e Paixão de Pandonar, o cruel. Em 1989, lançou O Sorriso do Lagarto. 

João Ubaldo Ribeiro teve diversas de suas obras adaptados para o cinema e a televisão. Sargento Getúliovirou um filme de Hermano Penna, com Lima Duarte como protagonista, e O Sorriso do Lagarto foi uma minissérie da TV Globo, em 1991, entre muitas outras obras.

O escritor era o sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

Romances

Setembro não tem sentido (1968)
Sargento Getúlio (1971)
Vila Real (1979)
Viva o povo brasileiro (1984)
O sorriso do lagarto (1989)
O feitiço da Ilha do Pavão (1997)
A Casa dos Budas Ditosos (1999)
Miséria e grandeza do amor de Benedita (2000)
Diário do Farol (2002)
O Albatroz Azul10 (2009)

Contos

Vencecavalo e o outro povo (1974)
Livro de histórias (1981)

Crônicas

Sempre aos domingos (1988)
Um brasileiro em Berlim (1995)
Arte e ciência de roubar galinhas (1999)
O Conselheiro Come (2000)
A gente se acostuma a tudo (2006)
O Rei da Noite (2008)

Livros infantis

Vida e paixão de Pandonar, o cruel (1983)
A vingança de Charles Tiburone (1990)
Dez bons conselhos de meu pai (2011)

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).