Inicio » Minas Gerais » MG – Balanço da Seds aponta o aumento no índice de roubos em Minas

MG – Balanço da Seds aponta o aumento no índice de roubos em Minas

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou, na tarde desta quarta-feira (23), o balanço dos índices de criminalidade violenta do primeiro semestre em Minas. De janeiro a junho deste ano, o índice de roubo consumado apresentou alta de 27% em comparação com o mesmo período de 2013. O percentual é o mesmo para Belo Horizonte e região Metropolitana.
 
MG - Balanço da Seds aponta o aumento no índice de roubos em Minas
MG – Balanço da Seds aponta o aumento no índice de roubos em Minas

Neste ano, foram registradas 17.152 ocorrências de roubo em Belo Horizonte contra 13.412 feitas em 2013. Em todo o Estado, foram 45.710 em 2014 contra 35.845 ocorrências de roubo registradas no ano passado. 

 
A maioria dos outros índices de criminalidade violenta, porém, apresentou queda. Na capital, houve queda de 10% dos registros de homicídio, passando de 410 para 369 neste ano. Já os crimes de extorsão mediante sequestro diminuíram em 25% e os de sequestro e cárcere privado obtiveram queda de 6% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado, em Belo Horizonte
 
A região Metropolitana registrou retração em todos nos índices de todos os tipos de crimes, exceto roubo. A maior destaque foi para estupro consumado, com 20% de queda. 
 
As estatísticas de junho desde ano também apontam redução da criminalidade violenta em todo o Estado. A Seds e a Polícia Militar atribuem a queda das estatísticas em grande parte ao projeto Pacto Contra a Impunidade. A iniciativa lista pessoas suspeitas pela participação de cometer mais de um crime para serem conduzidos e apresentados à Justiça. Em três meses de projeto, 6.741 recorrentes de práticas criminais foram detectados. Destes, 2.687 foram presos.
 
O secretário estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz, avalia o balanço de forma positiva. Porém, ele reconhece que, principalmente, o combate ao crime de roubo é um dos principais desafios para as forças de segurança do Estado. Segundo o secretário, as polícias, o poder judiciário e até o Ministério Público têm atuado de forma conjunta na tentativa de diminuir esses índices.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).