Inicio » Mais Seções » Saúde – Novo tipo de radioterapia trata câncer de mama em uma sessão

Saúde – Novo tipo de radioterapia trata câncer de mama em uma sessão

Em breve, milhares de mulheres com câncer de mama poderão ter acesso a um tratamento de radioterapia que dura apenas 30 minutos e não exige diversas sessões para mostrar efetividade. O novo método é realizado durante a cirurgia de retirada do nódulo, quando a paciente ainda está sob o efeito da anestesia. As informações são do Daily Mail. 

Novo método é realizado durante a cirurgia, enquanto a paciente ainda está sob o efeito de anestésico
Novo método é realizado durante a cirurgia, enquanto a paciente ainda está sob o efeito de anestésico

Resultados de experimentos mostraram que o tratamento é tão efetivo quanto a radioterapia padrão e o uso em larga escala pode trazer uma economia de £ 15 milhões ao sistema nacional de saúde britânico, mesmo com as máquinas custando cerca de £ 435 mil cada. O National Institute for Health and Care Excellence (NICE), do Reino Unido, estima que mais de 36 mil mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama podem ser beneficiadas. O tratamento deve começar a ser oferecido no início do próximo ano. 

Atualmente, a radioterapia convencional é oferecida às mulheres que fazem a cirurgia para a retirada do nódulo e não de toda a mama. A professora Carole Longson, do Nice, disse que o novo tratamento tem potencial para ser muito mais eficiente. “Uma única dose é aplicada no momento da cirurgia, eliminando a necessidade de inúmeras visitas ao hospital”, explicou. A versão tradicional da radioterapia geralmente exige inúmeras sessões durante um período de três semanas ou mais. 

Longson acrescenta que, até agora, seis centros no Reino Unido têm usado o sistema de radioterapia intrafeixe para tratar o câncer de mama em estágio inicial. “Ela é relativamente nova e é recomendável que sua utilização seja feita de forma cuidadosamente controlada”, pontua.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).