Inicio » Mais Seções » Aprenda a se comportar na internet

Aprenda a se comportar na internet


Reviewed by:
Rating:
5
On 28 de julho de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Aprenda a se comportar na internet

Com as novas tecnologias, a internet se tornou um dos meios de comunicação mais rápido, prático e eficaz. Porém, assim como nas relações presenciais, as virtuais também merecem um pouco de traquejo.

Aprenda a se comportar na internet
Aprenda a se comportar na internet

Isso porque devido à grande dificuldade que se dá em interpretar emoções e conotações na comunicação via web, uma etiqueta virtual acaba se tornando algo imprescindível.

É aí que entra a Netiqueta (neologismo oriundo da fusão das palavras net + etiqueta), que vem cumprir o papel de intermediar a boa comunicação e prezar por uma vivência virtual harmônica.

A seguir, destacamos algumas regras básicas e que devem ser seguidas por quem usa a internet para relacionamentos pessoais e profissionais. Além disso, destacamos também o que não deve ser feito. Confira e coloque em prática:

Não escreva em caixa-alta: um dos erros mais comuns por quem usa a internet é escrever todo o texto em caixa-alta (letra maiúscula). O correto é evitar, independente de ser um e-mail profissional ou particular, pois como na web as emoções são limitadas, letras maiúsculas são usadas para gritos. Assim, um texto todo em caixa-alta dá a sensação de briga.

Dica: escreva sempre textos claros e objetivos. Textos em negrito, itálico e sublinhado são utilizados apenas em pontos específicos. Nunca abuse de gifs animados e fontes coloridas.

Evite escrever em outras línguas: só escreva em outro idioma quando solicitado. Principalmente, se estiver em um ambiente corporativo. Nunca se sabe quem não domina outra língua.

Divida o texto em blocos: mensagens longas e contínuas são cansativas quando lidas na tela do computador. Então, procure dividi-la em blocos e, se possível, com subtítulos.   

Envie e-mails em cópia oculta: quando for enviar e-mails para mais de um destinatário, escolha a opção com cópia oculta. Principalmente, se for para pessoas que não se conhecem. Isso pode evitar envio de spams e de mensagens indesejadas.

Fóruns e redes sociais

Para grupos fechados, fóruns ou redes sociais, existem regras específicas.

Respeite as regras dos grupos: antes de enviar mensagens, procure se informar sobre como ele funciona. Muitos grupos têm documentos com regras e orientações direcionadas aos participantes.

Pesquise antes de perguntar: navegue pelo histórico do grupo e tente descobrir se lá já não há a resposta para a sua pergunta ou se o tema que você deseja sugerir já não foi debatido. Em caso afirmativo, porém, você tem uma questão nova a ser levantada, não abra um novo tópico. Escreva no já existente.

Não repita mensagens: não envie as mesmas mensagens mais de uma vez, pois além de ficar caracterizado como spam, torna os fóruns desagradáveis.

Seja educado e respeitoso: respeite os outros participantes e as decisões dos moradores dos grupos de discussão, cuja responsabilidade é conduzir os fóruns de uma forma benéfica a todos.  

Não escreva mensagens acaloradas: muitas pessoas aproveitam o anonimato oferecido pela internet para deixar que as discussões cheguem a um nível que, em outra circunstância, não chegaria. A internet é um espaço de convívio como outro qualquer e, por isso, o bom senso sempre deve prevalecer.

Atenção: tem virado rotina casos de agressão verbal, violência, ameaças e preconceito na internet, já que o anonimato dá uma falsa sensação de impunidade. Entretanto, os direitos civis e a privacidade devem ser respeitados na web. A internet deve ser vista como um lugar de aprendizado, compartilhamentos, boas relações e democracia.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).