Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – ADENOR promove reuniões itinerantes para implementar o Norte de Minas em Ação

Norte de Minas – ADENOR promove reuniões itinerantes para implementar o Norte de Minas em Ação

Integrantes do Líder mobilizam suas microrregiões para efetivar o Programa
Integrantes do Líder mobilizam suas microrregiões para efetivar o Programa

Com o desafio de descentralizar o desenvolvimento socioeconômico no Norte de Minas, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR – deu início a implementação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação. Para atender às demandas de todas as cidades polos das microrregiões, os conselhos estão sendo reativados. De acordo com o cronograma, as próximas reuniões serão entre agosto e setembro.

“A Adenor pensa no desenvolvimento regional de forma sustentável, com a valorização das entidades locais e regionais e com a inclusão participativa de amplos setores da sociedade. Portanto, é a sociedade civil que possui o poder de decidir, sem esperar apenas pelo Estado, num processo de construção participativa”, pontua Pávilo Miranda, presidente da Agência.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação foi lançado no dia 27 de maio, durante o Fomenta Minas.  O Plano foi elaborado por  empresários, lideranças de entidades de classe e gestores municipais das microrregiões de planejamento do Norte de Minas, com aporte metodológico do Sebrae Minas, em parceria com a Adenor.

O papel da Adenor é ser uma gestora das ações, entretanto, no modelo de gestão compartilhada, ou seja, cada líder é responsável pela mobilização de sua microrregião. Pois, de acordo com a realidade local, pode visualizar demandas, potencialidades e gargalos. Esta proximidade com a sociedade enriquece o planejamento estratégico tanto na concepção quanto na execução do mesmo. Daí  a importância do engajamento de entidades, lideranças e comunidade no projeto, que se transformam em agentes  catalizadores e transformadores da realidade onde vivem.

Os participantes do Líder – um grupo formado por lideranças destes municípios, que participaram do projeto do Sebrae e Adenor – receberão a diretoria da Adenor para ajudar a implementar as ações em Pirapora, Janaúba, Salinas, Januária, Grão Mogol, Bocaiuva e Montes Claros, durante os meses de agosto e setembro. 

O Programa Líder

O Programa Líder do Sebrae é o sustentáculo do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação, que trata as vocações e potencialidades regionais, traz todo um posicionamento estratégico acompanhado de uma agenda de prioridades voltadas para a alavancagem deste processo na região, estruturado em nove eixos estratégicos, com o horizonte de implantação até 2022: Agronegócio, Cultura, Lazer e Turismo, Educação, Geração de Energia, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Logística, Mineração e Saúde, contemplados no mapa estratégico do Norte de Minas, parte integrante do plano.

Uma agenda de prioridades foi criada e já está sendo seguida. Nela, ações prioritárias referentes aos eixos estratégicos, com foco local e desdobramento regional. Elas tratam de empreendedorismo, inovação e tecnologia, profissionalização da gestão pública, entre outras ações. “Precisamos entender que o crescimento econômico deve ser pensado de forma sustentável, no que se refere a realidades diversas, no âmbito social (qualidade de vida) e ambiental (conservação dos recursos naturais)”, reitera Dario Colares, Diretor de Desenvolvimento Regional da ADENOR.

Da agência Mosaico


------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.De compra pela …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).