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MG – No no primeiro semestre, o telefone 181 registra 40 mil denúncias anônimas em Minas

O 181 Disque Denúncia registrou mais de 40 mil chamados em Minas Gerais no primeiro semestre de 2014. Conforme a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds), desde que foi lançado, em 2007, o serviço do 181 superou a marca de 460 denúncias no Estado.
 
MG - No no primeiro semestre, o telefone 181 registra 40 mil denúncias anônimas em Minas
MG – No no primeiro semestre, o telefone 181 registra 40 mil denúncias anônimas em Minas

O tráfico de drogas continua liderando o ranking das denúncias, com 62% do total de registros. Desde a criação do serviço, mais de 25 toneladas de drogas e cerca de R$ 10 milhões foram apreendidos. “As informações da população aliadas ao trabalho conjunto das polícias civil e militar têm sido fundamentais para desarticular a atuação de criminosos e, assim, contribuir para a redução da violência”, afirma Maurílio Pedrosa, gestor de Defesa Social do Minas Pela Paz.

 
Além disso, vários suspeitos de envolvimento com a criminalidade foram presos, armas apreendidas e desaparecidos localizados. Conforme balanço divulgado pela Seds nesta quarta-feira (30), nos primeiros seis meses deste ano foram realizadas 10.803 prisões, apreensões ou recaptura de foragidos. Além disso, foram apreendidas mais de 1,3 mil armas e cerca de 14 mil munições. Mais de 4,7 mil animais silvestres foram capturados e devolvidos à natureza. 
 
O 181 Disque Denúncia também recebe denúncias sobre atividades de bombeiros, como a necessidade de vistoria e fiscalização em residências, estabelecimentos comerciais, eventos, casas de shows e outros lugares com risco de sinistros.
 
Funcionamento
 
O cidadão que faz a denúncia pelo 181 recebe uma senha para acompanhar o resultado das investigações. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma mesa composta por analistas da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Esses profissionais analisam e incorporam à denúncia outras informações que possam auxiliar na investigação e enviam para a ação da unidade de ponta responsável pela região denunciada. 
 
Após as investigações, as informações sobre resultados e providências adotadas retornam à mesa de análise, para que o resultado fique disponível para o denunciante. Assim, em até 90 dias, o cidadão que retorna a ligação com a senha em mãos pode receber, sem se identificar, as informações sobre o processo iniciado por meio da sua denúncia.
 
A central de denúncias do 181 Disque Denúncia funciona 24 horas por dia e ligação é gratuita.
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