Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Audiência Pública irá debater a situação dos carregadores de mercadorias

Montes Claros – Audiência Pública irá debater a situação dos carregadores de mercadorias

Uma Audiência Pública proposta pelo vereador Valcir da Ademoc (PTB) vai debater a regularização do trabalho dos carregadores de mercadoria em Montes Claros. Mais conhecidos como “chapas”, estes profissionais somam mais de 500 pessoas na cidade e ainda hoje atuam sem direitos assegurados. 

Entre as mudanças, está a aplicação de um piso estes profissionais que são mais conhecidos como “chapas”
Entre as mudanças, está a aplicação de um piso estes profissionais que são mais conhecidos como “chapas”

Com a chegada da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral (FETRAMOV), esses profissionais devem ser organizados e um piso será estabelecido para o trabalho. A Fetramov pretende estabelecer as condições exigidas pela lei federal nº 12.023/29, que regulamentou a profissão.

Para fazer um acompanhamento e unir a categoria, o vereador Valcir solicitou a audiência. Devem participar os representantes da Federação, dos movimentadores de mercadoria, do Executivo, do Ministério do Trabalho, Ministério Público, entre outros. O objetivo é tentar fazer com que os benefícios sejam rapidamente concedidos à categoria na cidade.

– Espero que com esta audiência nós possamos unir os trabalhadores e estabelecer condições mínimas para o tipo de trabalho. Hoje o trabalho é explorado por comerciantes, feirantes e distribuidores. Somente levando informação sobre os seus direitos, nós conseguiremos mudar esta realidade – afirma Valcir.

A ideia é fazer uma intervenção na Central de Abastecimento do Norte de Minas (CEANORTE), maior feira livre do norte do Estado. A partir disso, as mudanças deverão ser levadas para as demais feiras livres da cidade e da região. 

– Queremos fazer com que esta categoria se torne unida. Temos uma base agrícola forte e a modernização e organização dessa economia só tende a beneficiar a todos – conclui o vereador.

A Audiência que irá debater a regularização dos carregadores irá acontecer no dia 21/08, às 07h:45, na Câmara Municipal.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).