Inicio » Nacional » Brasil – Operação Sorriso abre inscrição para cirurgias

Brasil – Operação Sorriso abre inscrição para cirurgias

O programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), que realiza gratuitamente cirurgias em pacientes portadores de fissura labiopalatina e fissura labial, fará este ano sua missão na cidade de Santarém, no Pará. O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação.

O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação
O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação

A escolha do local, que é palco da ação pela oitava vez, se deu por conta de um estudo feito em parceria entre o Centro de Estudos de Genomas da USP e a Operação Sorriso. Foi constatado que, por razões genéticas, a cidade é responsável por um grande número de casos de pacientes com fissuras labiopalatinas.

Por isso que dessa vez a idéia é aumentar o número de pacientes que serão estudados para que seja possível descobrir formas de prevenir tanta incidência desta malformação.  O programa também vai realizar 60 cirurgias corretivas em crianças e adultos com o problema. “A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas”, diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.

Desde 2007, já foram realizadas em Santarém mais de 11 mil consultas em pacientes. Mais de 500 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. 

Como participar
Para participar da seleção, basta comparecer na data e no local indicado e levar documentos de identificação (no caso de crianças, é necessário também o documento dos responsáveis) e um exame de sangue feito a menos de seis meses. Para quem for de fora da cidade a organização oferecerá hospedagem gratuita, transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

Quem não passar pelo processo de seleção, será avaliado cadastrado tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na Casa da Criança. 

Atendimento pós-operatório gratuito
Também no dia 11 de agosto, os voluntários da Operação Sorriso farão uma avaliação pós-operatória dos 69 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de fissura labiopalatina e/ou fenda palatina em dezembro de 2013. “É nesse momento que avaliaremos o resultado da cirurgia anterior e se há necessidade de uma nova cirurgia, os tratamentos necessários e até mesmo a alta cirúrgica”, comenta Luciana Garcia. 
 
Para ajudar
Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro. Basta acessar o site e seguir as instruções: http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Serviço
Seleção
Data: 11 de agosto 
Hora: a partir das 8h
Endereço: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). 

Cirurgias
Data: 13 a 16 de agosto
Endereço: Hospital e Maternidade Sagrada Família – Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).