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Montes Claros – Secretaria de Educação de Montes Claros fecha mês de julho com várias realizações‏

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros realizou no mês de julho várias ações pedagógicas, com o intuito de melhorar seus serviços para o retorno do segundo semestre do ano letivo de 2014. O objetivo dos eventos foi possibilitar a reflexão e a implantação de processos educativos na busca de uma educação de melhor qualidade.

projeto Montes Claros na Trilha da Leitura
projeto Montes Claros na Trilha da Leitura

Entre as atividades realizadas no mês destacou-se o I Seminário do Programa Mais Educação, que abriu espaço para um diálogo entre as equipes gestoras, onde todos avaliaram os seus métodos de trabalho. O resultado é que eles vão levar para seus alunos uma experiência diferente, adquirida durante o treinamento.

Desde 2013, ano em que o Programa foi ampliado para 100% das escolas das zonas urbana e rural, 17 mil crianças e adolescentes estão em tempo integral nos colégios, praticando diversas atividades socioeducativas como futsal, basquete, judô, capoeira, aulas de violão, percussão, fanfarra, teatro e dança, entre outras.

Nos dias 16 e 17 de julho aconteceu uma nova etapa do encontro dos gestores com o consultor João Batista dos Mares Guia, dando continuidade a formação de gestores da Rede Municipal de Ensino.

Também aconteceram os Conselhos Escolares, onde gestores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e da Educação Infantil se reúnem para socializar os seus resultados, partilhando as práticas de intervenção e contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. É um proveitoso momento de comunicação e reflexão a respeito dos resultados das escolas propiciando, assim, um repensar da educação.

Aconteceu ainda em julho, em parceria com o Instituto Alpargatas, a Trilha Topper de Desenvolvimento. Neste programa, a formação dos professores se constitui a principal estratégia para a valorização e o fortalecimento da educação física escolar, com o objetivo de consolidar uma escola competente no seu papel de ensinar. Tendo em vista a formação, ocorreram dois eventos: a oficina “Xadrez Como Ferramenta Pedagógica na Escola” e um workshop para os gestores municipais com o tema “Gestão Escolar Participativa e Democrática: Atribuições do Gestor para uma Escola Eficaz”.

Nesse caminho pedagógico, a Educação Infantil merece destaque pelas atuações dinâmicas e inovadoras que tem proporcionado às crianças de 2 a 5 anos. Projetos enriquecedores retratam situações atuais do mundo globalizado, sem atropelar a mais bela das fases da pessoa humana: a infância. Anualmente, a Educação Infantil trabalha com duas temáticas. Em 2014, no primeiro semestre, foi adotado o tema “No ritmo da Copa, rolando a bola com o tatu-bola”, aproveitando o evento da Copa do Mundo para estimular a prática de esportes na Educação Infantil e o conhecimento histórico e geográfico dos países participantes. Para o segundo semestre, será trabalhado o tema “Convivência: a arte de amar, cuidar e respeitar”, objetivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.

Ainda como proposta de formação continuada, o município, no ano de 2012, aderiu ao PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- que propicia aos professores do ciclo de alfabetização encontros mensais para a prática da ação/reflexão/ação, através de estudos e oficinas de Linguagem e Matemática.

Por fim, o município está inovando suas práticas, adotando um Sistema Educacional de Ensino com material didático pedagógico adequado à realidade dos alunos montes-clarenses, sua cultura e seus valores. O sistema educacional fornece aos alunos e professores três aspectos essenciais: o fornecimento de material didático para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; a disponibilidade de um portal de internet, através do qual é possível acessar uma enorme quantidade de conhecimentos, informações, testes e jogos educativos, que contribuem enormemente para tornar a aprendizagem mais significativa; e assessoria pedagógica aos profissionais das escolas, a fim de auxiliá-los a trabalhar com as ferramentas do sistema e se aperfeiçoarem, funcionando como um mecanismo de formação continuada. Assim, nos dias 28, 29 e 30 ocorreram palestras com a equipe Educar e Aprender, para apresentar o novo Sistema de Ensino.

Neste contexto, o projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, proposto para o quadriênio 2013-2016, apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento da leitura e a formação de professores. No ano de 2014, reiniciou os trabalhos nas escolas com momentos de leitura, teatro e, ainda, oferecendo oficinas de contação de histórias aos professores. O projeto iniciou o 2º semestre com “A TURMA DA LEITURA”, visitando todas as escolas e CEMEI´s, contando histórias e incentivando a leitura entre os alunos e educadores.

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