Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral

Montes Claros – Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral

Entre os dias 11 e 16 de agosto a Secretaria de Saúde de Montes Claros ira realizar a “Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral”. 

O evento contará com diversas atividades para promover a conscientização à população quanto à doença. Neste período estão previstas atividades de exposição de estandes, palestras em escolas municipais e estaduais, passeata, dentre outros. Para isso, estará envolvida uma grande equipe de educadores e agentes de saúde

Para a realização da “Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral”, a Secretaria de Saúde conta com a ajuda de vários parceiros, como as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, Mercado Municipal, Shopping Popular, Restaurante Popular, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, 7º Batalhão de Bombeiros,  MCTrans, escolas da rede pública e empresas privadas. 

DOENÇA – A Leishmaniose Visceral, mais conhecida como calazar, é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o ser humano. Essa doença é causada por um protozoário e transmitida pela picada de mosquitos fêmeas (Birigui/ Mosquito Palha), que possuem porte pequeno, cor clara e vivem especialmente em locais escuros, úmidos e com grande concentração de lixo. 

Essa enfermidade ocorre com frequência nos animais domésticos, especialmente os cachorros, que são apenas hospedeiros da doença. O calazar não é transmitido de um cão infectado para outro sadio, nem para o homem. A contaminação só ocorre quando o homem ou animal é picado por um mosquito que esteja infectado.  Os principais sintomas são: descamação da pele, atrofia muscular, falta de apetite, vômito, febre de longa duração, fraqueza, palidez entre outros. Caso não tratada adequadamente, a leishmaniose pode resultar na morte do indivíduo. 

PREVENÇÃO – A prevenção da doença pode ser feita através de medidas sanitárias corriqueiras, como manter o quintal sempre limpo, para evitar a proliferação do mosquito. 

Também é importante não deixar os animais soltos nas ruas e levá-los com frequência a um médico veterinário. 

Montes Claros - Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).