Inicio » Política » Eleições 2014 » Eleições 2014 – Nem todos os deputados mais votados são eleitos. Entenda

Eleições 2014 – Nem todos os deputados mais votados são eleitos. Entenda

Tiririca (PR) foi o deputado federal mais votado nas últimas eleições gerais e rendeu ao seu partido três cadeiras na Câmara, uma delas para o mensaleiro condenado Valdemar da Costa Neto.

Câmara (foto) tem 513 cadeiras, das quais 25 são destinadas a deputados federais pernambucanos. Na Alepe, são 49 vagasCâmara (foto) tem 513 cadeiras, das quais 25 são destinadas a deputados federais pernambucanos. Na Alepe, são 49 vagas
Câmara tem 513 cadeiras

Por outro lado, Edilson Silva (PSOL) foi o terceiro candidato a vereador mais votado no Recife em 2012, mas não conseguiu uma vaga na Casa José Mariano. Não sabe como isso aconteceu? É que os deputados estaduais e federais, assim como os vereadores, são eleitos pelo sistema proporcional, um cálculo que leva em consideração a votação que a legenda recebeu, não apenas o resultado obtido pelo candidato. Por isso é tão importante conhecer todos os candidatos e o processo eleitoral. Entenda como é feita a conta:

calculo-do-quociente-eleitoral

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).