Inicio » Política » Eleições 2014 » Eleições 2014 – Nem todos os deputados mais votados são eleitos. Entenda

Eleições 2014 – Nem todos os deputados mais votados são eleitos. Entenda

Tiririca (PR) foi o deputado federal mais votado nas últimas eleições gerais e rendeu ao seu partido três cadeiras na Câmara, uma delas para o mensaleiro condenado Valdemar da Costa Neto.

Câmara (foto) tem 513 cadeiras, das quais 25 são destinadas a deputados federais pernambucanos. Na Alepe, são 49 vagasCâmara (foto) tem 513 cadeiras, das quais 25 são destinadas a deputados federais pernambucanos. Na Alepe, são 49 vagas
Câmara tem 513 cadeiras

Por outro lado, Edilson Silva (PSOL) foi o terceiro candidato a vereador mais votado no Recife em 2012, mas não conseguiu uma vaga na Casa José Mariano. Não sabe como isso aconteceu? É que os deputados estaduais e federais, assim como os vereadores, são eleitos pelo sistema proporcional, um cálculo que leva em consideração a votação que a legenda recebeu, não apenas o resultado obtido pelo candidato. Por isso é tão importante conhecer todos os candidatos e o processo eleitoral. Entenda como é feita a conta:

calculo-do-quociente-eleitoral

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).