Inicio » Política » Eduardo Campos – Morte de profissionais da comunicação deixam jornalistas de luto

Eduardo Campos – Morte de profissionais da comunicação deixam jornalistas de luto

A tragédia com o avião que levava o candidato à presidência Eduardo Campos também deixou uma lacuna entre os profissionais da comunicação de Recife e em todo o país. Na aeronave, também estavam o fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva, o fotógrafo e cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra e Carlos Augusto Ramos Leal, mais conhecido como Percol, que era assessor de imprensa do candidato.

Da esquerda para a direita: Carlos Percol, Marcelo Lyra, o surfista Carlos Burle e Alexandre Severo
Da esquerda para a direita: Carlos Percol, Marcelo Lyra, o surfista Carlos Burle e Alexandre Severo

O fotógrafo e editor assistente do Jornal do Comercio, Heudes Régis, 43, contou que o clima é de bastante tristeza nas redações da cidade. “Ficamos todos bastante abalados, tanto pela morte do governador, que era uma pessoa muito imponente, quando pelos nossos colegas, inclusive o Percol, que era um assessor sempre muito próximo de todos”, disse.

Severo, como era conhecido o fotógrafo entre os colegas, chegou à redação do Jornal do Commercio como estagiário, desde então, fez vários projetos especiais. “Em 2009 ele fez um ensaio chamado “À flor da pele” que ficou bem conhecido. Mostrava três crianças albinas que nasceram em uma casa de negros. Foi considerada uma das melhores fotografias do planeta. Foi tudo pesquisa dele, ele que correu atrás de tudo”, lembrou o colega de trabalho.

Régis ainda lembrou outro trabalho de Severo, um caderno sobre o sertão nordestino feito juntamente com a jornalista Fabiana Morais. “Ganhou o prêmio Esso e virou livro. E são fotografias que mostram muito o estilo dele.  Apesar de tirá-las no sertão, um ambiente bem iluminado, o Severo interferia na luz de uma forma muito particular”, contou.

Ainda de acordo com o relato do editor assistente, Marcelo Lyra também era fotógrafo, mas participava da campanha de Campos como cinegrafista. “Ele não chegou a trabalhar na imprensa, porém, tinha um coletivo de fotografia chamado Santo Lima. Era uma casa onde ocorriam exposições. Era um excelente profissional da fotografia, do vídeo e também DJ. Era bastante conhecido na região”, lembrou Régis.

"À flor da pele", ensaio feito pelo fotógrafo Alexandre Severo em 2009, ganhou bastante notoriedade
“À flor da pele”, ensaio feito pelo fotógrafo Alexandre Severo em 2009, ganhou bastante notoriedade

Os perfis das vítimas: 

Alexandre Severo Gomes da Silva
Fotógrafo desde 2002, Severo era pernambucano radicado em São Paulo e estava trabalhando na campanha de Campos. Antes, atuou como fotógrafo do “Jornal do Commercio”, em Pernambuco, e notabilizou-se pelo ensaio “À Flor da Pele”, em que retratou albinos em famílias negras. Chegou a publicar fotos na revista “Time”.
 
Carlos Augusto Ramos Leal Filho (conhecido como Carlos Percol)
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, Percol era assessor de imprensa de Eduardo Campos e trabalhou com ele desde 2006, quando o político era governador do Estado. Casou-se em abril deste ano, com Cecília Ramos – Campos, ao lado da esposa Renata, foi um dos padrinhos da cerimônia.
 
Marcelo de Oliveira Lyra
Fotógrafo e cinegrafista profissional desde 2000, Lyra morava no Recife, era casado e tinha um filho recém-nascido. Fundador da agência Olhonu, registrou desde cenas do sertão pernambucano e ensaios de moda a propagandas de televisão. Seu hobby favorito era andar de skate.
 
Pedro Almeida Valadares Neto
Advogado e ex-deputado federal por Sergipe, Pedrinho Valadares – como era conhecido – era casado com a promotora de Justiça do Maranhão Simone Valadares e tinha três filhos. Atualmente filiado ao PV, trabalhava como assessor de Campos durante a campanha presidencial.
Com Folhapress
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).