Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – Psiu Poético divulga lista de homenageados‏

Montes Claros – Psiu Poético divulga lista de homenageados‏

Como aconteceu nos anos anteriores, o Salão de Poesia Psiu Poético homenageará, este ano, seis poetas vivos que veem contribuindo ativamente na produção e na discussão da poesia contemporânea. Os nomes são sugeridos por diversas pessoas e avaliados e selecionados pela coordenação do evento. Os homenageados têm a oportunidade de participar do salão, contribuindo com suas reflexões e provocações para a produção atual. Em 2014 os homenageados são a mineira de Uberlândia, radicada em Montes Claros, Lara Firmino Araújo; os belo-horizontinos Ricardo Aleixo e Wagner Merije; o gaúcho radicado no Rio de Janeiro Dako$ta Kemerich, pseudônimo de Luiz Carlos da Costa; a gaúcha Telma Scherer; e o carioca Éle Semog.

Aroldo Pereira, coordenador do Psiu Poético
Aroldo Pereira, coordenador do Psiu Poético

Lara Araújo nasceu em 1985, em Uberlândia/MG, e é graduada em Comunicação Social/Jornalismo, especialista em Artes Visuais e mestre em Estudos Literários. Poeta, dramaturga e cineasta, Lara é professora universitária em Montes Claros, onde reside atualmente. Em 2012 lançou seu primeiro livro, O Pé de Jamelão & Outros Escritos, uma coletânea de poesias e contos. No Psiu Poético, algumas peças assinadas por Lara Araújo já foram encenadas no palco do Centro Cultural Hermes de Paula.

Pseudônimo de Luiz Carlos Amaral Gomes, Éle Semog nasceu em Nova Iguaçu/RJ, em 1942. Nos anos de 1970 participou do Grupo Garra Suburbana, onde publicou seus primeiros poemas mimeografados e participou de movimentos sociais de reivindicação dos direitos dos negros, durante os anos da Ditadura Militar. Com um texto crítico, irônico, de cunho social e político, não perde a perspectiva das emoções e da condição vulnerável das pessoas frente às incertezas e certezas da existência. Semog, que estará no Psiu Poético pela primeira vez, é autor de, entre outros, Curetagem (1987) e A cor da demanda (1997).

Telma Scherer, natural de Lajedo, Rio Grande do Sul, é mestra em Literatura pela UFRGS e graduada em Filosofia pela mesma instituição. Atua com performances literárias e intervenções poéticas desde 2002. Com o grupo Teia de Poesia realiza saraus e oficinas de literatura. É autora de Desconjunto (2002), Rumor Da Casa (2008) e Metro Poa (2014).

Wagner Merije, que atualmente reside em São Paulo, é mineiro de Belo Horizonte. Poeta e jornalista, Merije é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-MG e atua como comunicador, gestor cultural, arte-educador e realizador audiovisual. Tem cursos de formação e especialização no Brasil e na Inglaterra e desenvolve projetos interativos e multimídia desde 1997. Como jornalista, trabalhou para veículos no Brasil (Revista Palavra, Rede Minas, TV Horizonte, TV Senac, O Tempo, Vivo Music Tones, Rádio Inconfidência, Savassi FM) e no exterior (Folha de S.Paulo / Ilustrada, Euro Brasil Press, ambos em Londres). Como poeta é autor de, entre outros, Turnê do Encantamento (2009), Torpedos (2012) e Viagem a Minas Gerais (2013).

Um dos nomes mais ativos da cena poética brasileira contemporânea, Ricardo Aleixo está sempre se reinventado na esteira da criação artística. Natural de Belo Horizonte, Aleixo nasceu em 1960. Poeta multimídia, atua como performance e organiza exposições de trabalhos visuais. Em seu blog Jaguadarte, divulga e reflete sobre a poesia contemporânea, revelando diversos poetas de Minas Gerais. Aleixo é autor dos livros de poesia Festim (1992); Tríviom (2001) e Máquina Zero (2004). Em mais de duas décadas dedicadas à poesia, Aleixo participou de muitas antologias no Brasil e no Exterior, entre elas as de Heloísa Buarque de Hollanda (Esses Poetas – Uma antologia da poesia brasileira nos anos 90) e Adolfo Montejo Navas (Correspondência Celeste – Nueva Poesia Brasileña).

Se Fernando Pessoa se multiplicou em várias personas, Luiz Carlos da Costa, ou melhor, ex-Luiz Carlos da Costa, atualmente Dako$ta Kemerich, se desfez em vários personagens que encarnou dentro e fora da literatura. Ex Luiz Carlos da Costa, ex Kosta K, eX EX Kosta K, ex NostraKemerich, ex Luz2kaivski… e por aí (se des)vai. Natural do Rio Grande do Sul, aos 18 anos trocou a roça pela Marinha e, aos 28 anos, trocou o serviço militar pela literatura. Atualmente está em Caxias, Rio de Janeiro, onde é uma lenda viva (embora se recuse a ser rotulado por uma referência meramente folclórica). Lá, reside na Rua do Poeta, assim batizada em sua homenagem. Viajando pelo Brasil e exterior, participando de festivais e eventos poéticos, Kermerich vive inquietando como escritor e performaner. Participante ativo do Psiu Poético, é a terceira vez que virá ao evento. Na última passagem por Montes Claros atuou como produtor de oficinas, ligando poesia e artes visuais dentro do Psiu Poético e do projeto sócio-educativo Criançamento.

Nestes 28 anos, foram homenageados pelo Psiu Poético poetas, músicos e outros artistas como Jorge Mautner, Thiago de Mello, Arnaldo Antunes, Adélia Prado, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Wally Salomão, Anelito de Oliveira, Wagner Rocha, Nicolas Behr, Chacal, Guilherme Mansur, Marli Fróes, Elisa Lucinda, José Carlos Capinan, Makely Ka, Bruno Brum, Márcio Borges, Leila Míccolis, Jorge Salomão, Yeda Prates Bernis, Wilmar Silva, Mirna Mendes, Afonso Ávila, Olívia Ikeda, Guilherme Zarvos, Carlos Nejar, Marcio Moraes, Renilson Durães, Luis Turiba, Mané do Café, Almandrade, Amarildo Anzolin, Jussara Salazar, Jovino Machado, Adão Ventura, Diana de Hollanda, Gilberto Mendonça Telles, Georgino Júnior, Karla Celene Campos, Virna Teixeira, Alice Massa, Carlos Alberto Prates Correia, Gilberto de Abreu, Estrela Leminski, Thaise Diaz, Yvonne Silveira, entre outros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Saiba como usar o cartão de crédito ZenCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Saiba como usar …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).