Inicio » Mais Seções » Ciência » Arianespace lançará 12 novos satélites para acelerar implantação do Galileo

Arianespace lançará 12 novos satélites para acelerar implantação do Galileo

O operador europeu Arianespace anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de 12 novos satélites “para acelerar a implantação” do Galileo, que deve permitir à Europa lançar seu sistema de navegação para competir com o GPS americano. 

Estes 12 novos satélites serão colocados em órbita circular a 22.522 km de altitude
Estes 12 novos satélites serão colocados em órbita circular a 22.522 km de altitude

A partir de 2015 três lançadoras Ariane 5 lançarão 12 novos satélites Galileo, anunciou a empresa Arianespace em um comunicado após a assinatura na Guiana Francesa de um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA).

Estes 12 novos satélites, que formam parte da constelação de 22 satélites do programa construído pelo grupo alemão OHB System aliado ao britânico Surrey Satellite Technology Ltd, serão colocados “em órbita circular a 22.522 km de altitude através de uma combinação de cinco foguetes portadores Soyuz (dois satélites por lançamento) e de três Ariane 5 ES (quatro satélites por lançamento)”, declarou a Arianespace.

“Com sua lançadora pesada Ariane 5 ES, a Arianespace oferece a solução mais adaptada para acelerar a implantação do conjunto da constelação Galileo”, declarou o presidente da Arianespace, Stéphane Israel, citado em um comunicado.

O anúncio foi feito horas antes do lançamento nesta quinta-feira de dois novos satélites Galileo desde a Guiana francesa, que marcam uma etapa importante do projeto europeu: Galileo Sat-5 e Sat-6 serão lançados a partir do Centro Espacial de Kuru (Guiana Francesa) às 12h31 GMT (09h31 de Brasília) a bordo de um foguete Soyuz.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).