Inicio » Mais Seções » Saiba como evitar que vídeos travem no seu computador

Saiba como evitar que vídeos travem no seu computador

Você já deve ter passado por uma situação em que estava assistindo a um filme no computador quando de repente ele para de funcionar e trava. Isso é muito comum, e pode ser ocasionado por diversos motivos.

Os problemas mais comuns costumam ser a falta do sistema de codificação (codec) adequado e a desatualização do player de vídeo, em especial para quem opta pelo Quick Time, da Apple, e pelo Real Vídeo. Mas, para que o desempenho do computador seja bom, não basta o software adequado. É importante também que a máquina tenha uma boa placa de vídeo e bastante memória.

Confira abaixo algumas sugestões para melhorar o desempenho de seu PC ao rodar vídeos, sugeridas por quatro professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) consultados pelo Terra: Luís Carlos Petry, coordenador do Curso de Jogos Digitais; Julio Arakaki, coordenador do Curso de Sistemas de Informação; David Lemes, chefe do Departamento de Computação; e Daniel Gatti, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

Problemas na placa de vídeo podem travar vídeos no computador
Problemas na placa de vídeo podem travar vídeos no computador

Placa de vídeo
A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador. Ela é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e a máquina, porque é ela que faz a ligação entre a placa-mãe e o monitor.

Existem dois tipos de placa de vídeo: as onboard, que já vêm integradas com a placa-mãe do computador, e as offboard, que são externas e podem ser instaladas posteriormente na máquina.

Quando o usuário usa apenas a placa onboard, a memória RAM é compartilhada entre os processos do sistema operacional e o gerenciamento do vídeo. Por conta disso, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo, perdendo em desempenho e ocorrendo maiores riscos de travamentos.

Como esse modelo já vem embutido no PC, o usuário não consegue trocar a placa onboard. O melhor a se fazer neste caso é adicionar uma placa offboard. Com isso, o computador passa a ter um núcleo de memória dedicado exclusivamente ao trabalho de exibição dos vídeos, melhorando o desempenho.

Atualização
Segundo os professores, para quem utiliza o sistema operacional Microsoft Windows, é sempre bom atualizá-lo. Vídeos gerados em versões superiores às instaladas podem ter problemas na execução. Os drivers das placas de vídeo também devem ser atualizados.

Memória RAM
Os professores sugerem que, para rodar um vídeo com tranquilidade, o usuário não deve ter muitos programas abertos ao mesmo tempo. Eles acabam consumindo a memória RAM, diminuindo o desempenho da máquina. Também é bom analisar se seu computador comporta mais memória e, se possível, fazer o upgrade.

Cross Content
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).