Inicio » Mais Seções » Famosos » Aos 74 anos, morre no Rio a cantora Cybele

Aos 74 anos, morre no Rio a cantora Cybele

A cantora Cybele de Sá Leite, a voz grave do Quarteto em Cy durante anos, morreu na quinta-feira (21), após uma isquemia pulmonar. Ela tinha 74 anos. 

Cybele (a terceira da esquerda para a direita) com o Quarteto em Cy
Cybele (a terceira da esquerda para a direita) com o Quarteto em Cy

Segundo sua irmã, Cynara, a cantora estava com pneumonia. Cybele deixou o quarteto no ano passado, em meio a turnê do grupo em homenagem a um centenário do Vinícius.

“É tristeza, muito tristeza, a morte de uma pessoa assim tão querida, e tão importante”, disse o maestro Luiz Claudio Ramos, que foi arranjador do quarteto até 1983. Ele lembrou da participação da cantora, ao lado da irmã Cynara, no Festival Internacional da Canção em 1968, quando interpretaram “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim. As duas conquistaram o prêmio Galo de Ouro na ocasião.

“A Cybele era a mais baiana de todas. no jeito, na malemolência”, comentou Inahiá Castro, biógrafa do grupo. “Ela tinha voz grossa e falava assim: ‘Inaiá, nunca inventaram coisa melhor do que um dia após o outro’. No palco ela era muito expressiva, fazia caras e bocas. Era um doce de pessoa.”

O grupo vocal Quarteto em Cy foi formado inicialmente pelas irmãs baianas Cyva, Cybele, Cynara e Cylene nos anos 1960. As irmãs de Sá leite nasceram em Ibirataia (BA) e se aproximaram da música graças a um projeto sociocultural na Bahia. Receberam apoio de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra para formar o Quarteto em Cy, nome que se refere à primeira sílaba dos nomes das integrantes.

Batizado com o nome do grupo, o primeiro disco foi gravado em 1964 com composições de Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos, Vinicius, entre outros. Este último se encantou com o grupo durante as gravações da trilha sonora para o filme “Sol sobre a Lama”, de Alex Vianny, em 1963.

Ao longo de 40 anos, o grupo teve diversas formações. Em 1967, Cynara e Cybele se desligam do Quarteto em Cy porque não queriam tentar a sorte no mercado fonográfico americano e passam a formar uma dupla. Naquele mesmo ano elas defenderam a música “Carolina”, de Chico Buarque, no Festival Internacional da Canção, da Globo —ficaram em terceiro lugar, atrás de “Margarida” (Gutemberg Guarabyra) e “Travessia” (Milton Nascimento).

No livro “As Meninas do Cy” (Imprensa Oficial), Inahiá Castro descreve as investidas amorosas de Chico Buarque em Cybele, mas elas não tiveram sucesso: ela acabou se casando em 1969 com o jornalista, radialista e dublador Marcílio Freire (eles tiveram um filho). Freire morreu em 2003, aos 66 anos.

O amor platônico de Chico, no entanto, rendeu pelo menos uma história hilária, relatada por ele no livro. O compositor achou que namoraria Cybele porque ela estaria correspondendo aos carinhos que ele fazia com o pé debaixo da mesa durante uma reunião há mais de 40 anos.

Mas começou a ficar desconfiado de que algo estava errado porque “a cara era séria e o pé era brincalhão”. “Eu achei que rolava uma paquera, mas a paquera era unilateral (risos).[…] virei para o Toquinho, que estava à minha esquerda, e falei: disfarçadamente, daqui a pouco, você olha por debaixo da mesa e vê se é o pé da Cybele que está namorando o meu pé’. E fiquei assim, porque eu não podia olhar. Ficaria muito ostensivo. Passaram-se uns dois minutos, dali a pouco eu vejo o Toquinho se abaixar, levantar e dar uma gargalhada. Não era o pé da Cybele, era o do empresário (risos). Aí, ficou por isso mesmo.”

Assista a apresentação das irmãs Cynara e Cybele, interpretando a canção “Sabiá”, no Festival Internacional da Canção, em 1968:

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).