Inicio » Nacional » Brasil – Número de ônibus incendiados chega a 470 em todo o país neste ano

Brasil – Número de ônibus incendiados chega a 470 em todo o país neste ano

Ônibus incendiado em Montes Claros
Ônibus incendiado em Montes Claros

Levantamento feito pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) aponta que 470 ônibus foram incendiados no país neste ano em meio a protestos ou ataques criminosos média de dois por dia.

O balanço, atualizado até a última quinta (21), aponta que os incêndios ocorreram em 58 municípios de 15 Estados. A maioria dos incêndios, 118, ocorreu na capital paulista, seguida por Rio de Janeiro e Montes Claros (MG), ambas com 47.

Os dados foram coletados entre as cerca de 500 empresas ligadas à NTU e também por meio da imprensa. No total, a frota das associadas é de 107 mil veículos. A associação, cujas viações são responsáveis por 90% do transporte público no país, alerta para a escalda dos ataques neste ano. Segundo o balanço, nos últimos dez anos haviam sido registrados 538 incêndios ao todo.

Em nota, a NTU afirma que seu levantamento “mostra que o país atingiu a triste marca de mil ônibus incendiados” desde 2004. “Só no primeiro semestre deste ano foram quase 400 veículos destruídos em ataques criminosos, o que representa um aumento de 200% em relação a todo o ano de 2013. Para o cidadão, essa conta equivale a um prejuízo de mais de R$ 500 milhões incluindo a compra de novos veículos e outros gastos.”

Os incêndios na capital paulista levaram o SPUrbanuss (sindicato das empresas) a lançar uma campanha em abril. As empresas dizem que os ônibus têm sido alvo de protestos não relacionados à qualidade do transporte mas para chamar a atenção das autoridades para outros motivos.

Folha Press

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).