Inicio » Política » Eleições 2014 » Eleições 2014 – Adversários “azaram” e “jogam olho gordo”, diz Dilma

Eleições 2014 – Adversários “azaram” e “jogam olho gordo”, diz Dilma

Em comício realizado na noite da última sexta-feira no estacionamento do Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, se valeu de expressões populares para definir adversários e seu posicionamento na campanha.

Dilma Rousseff fez um discurso rápido, apenas 20 minutos na capital gaúchaDilma Rousseff fez um discurso rápido, apenas 20 minutos na capital gaúcha
Dilma Rousseff fez um discurso rápido, apenas 20 minutos na capital gaúcha

“Aqui não estão aqueles que azaram, aqueles que vocês sabem quem são. Porque tem gente que azara, joga olho gordo. Aqui não estão aqueles que se ajoelharam e quebraram o País por três vezes”, disse Dilma ao público, que variou entre cinco e seis mil participantes.

Em outro momento, a presidente disse que vem adotando na campanha a mesma postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estou que nem o Lula. Não falo nome de adversário nem morta! Vocês sabem quem enterrou o nosso Estado,” afirmou a presidente e candidata à reeleição.  

Durante seu discurso, que foi rápido, com aproximadamente 20 minutos de duração, a candidata citou números de programas de governo como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Dilma falou sobre a extensão da Ferrovia Norte-Sul até o Rio Grande do Sul, prometeu que até 2018 obras consideradas prioritárias para o Estado, como a construção da segunda ponte do Guaíba e a extensão da BR-448 até a cidade de Estância Velha estarão concluídas.

Antes de começar a falar, Dilma tirou dezenas de selfies com candidatos da coligação, arriscou passos de dança e recebeu no palco duas mulheres beneficiadas pelo Pronatec.

Ao final, a petista lembrou a eleição de Lula em 2003. “Na eleição de 2003 tinha uma expressão, de que a esperança ia vencer o medo. Agora quem vai vencer o pessimismo, a desinformação e as inverdades é a verdade e novamente a esperança. Nós temos o que mostrar.”

Imagens da ditadura e de candidatos gaúchos
Durante todo o comício, os militantes projetaram na parte externa do Gigantinho imagens de Dilma da época em que ela lutou contra a ditadura militar, além de imagens do governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro, e do candidato ao Senado, Olívio Dutra. Foram usadas imagens da vitória de Dutra nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre em 1988 e do bigode de Olívio, usado novamente como símbolo da campanha do ex-governador gaúcho durante 1999 e 2002.

Os desenhos de Dilma à época em que ela era perseguida pelo regime e os de Tarso e Olívio juntos foram feitos a partir de fotos e receberam tratamento gráfico de forma a que pareçam peças de pop arte. O estilo caiu no gosto do público e as imagens já começaram a estampar adesivos, camisetas e botons da campanha.

Mais cedo, a organização da campanha chegou a falar em reunir 15 mil pessoas no ato. Mesmo sem ter alcançado o número, Tarso, durante seu discurso, comparou o comício com o ato realizado pela coligação da senadora Ana Amélia Lemos (PP), sua principal adversária na eleição.

No início de agosto, o PP fez um comício no mesmo local, com a participação do senador Aécio Neves (PSDB), que disputa com Dilma a corrida presidencial. “Eles lotaram o Gigantinho pela metade e nós não conseguimos entrar, de tantos que somos”, afirmou o governador gaúcho e também candidato à reeleição.

Neste sábado, Dilma Rousseff dá prosseguimento a sua agenda em solo gaúcho. Ela tem café da manhã com prefeitos e lideranças locais no Hotel Plaza, no centro de Porto Alegre.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).