Inicio » Educação » Educação – Comissão nega exclusão de letras na língua portuguesa

Educação – Comissão nega exclusão de letras na língua portuguesa

Educação - Comissão nega exclusão de letras na língua portuguesa
Educação – Comissão nega exclusão de letras na língua portuguesa

Nos últimos dias, a informação de que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado estaria estudando e discutindo propostas de outras mudanças para serem incluídas no idioma nacional com o objetivo de “aperfeiçoar” e “simplificar” a ortografia gerou muitas discussões fora do Plenário. A grande quantidade de internautas que contestaram o acordo fez com que parlamentares desmentissem a discussão sobre a criação de projetos que poderiam levar a novas alterações, como a extinção da letra “h” e do “ch”.

No entanto, o Senado informou que “houve sugestões de mudanças mais radicais no acordo, mas isso não foi formalizado como proposta da comissão e muito menos se tornou proposição legislativa”. 

Em nota divulgada no site do Senado, a comissão afirmou que nos últimos dias esteve examinando a data em que passará a ter validade o acordo de unificação ortográfica firmado pelo Brasil em 1990. A medida entraria em vigor no país em 1º de janeiro de 2013, mas o início da vigência foi adiado para janeiro de 2016, por decreto da presidente Dilma Rousseff. Ainda de acordo com a informação, as mudanças serão feitas em acordo com outros os países de língua portuguesa.

“Não queremos fazer uma reforma geral da ortografia. Queremos fazer o mínimo possível de mudanças, mas chegar a um consenso entre os países. Ainda estamos longe disso”, concluiu.

Agência Senado
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).