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Aos 29 anos, empresário fatura R$ 400 milhões por ano

Aos 29 anos, o proprietário do Grupo Resolve Franchising vê os desafios na carreira como fases de um jogo de videogame
Aos 29 anos, o proprietário do Grupo Resolve Franchising vê os desafios na carreira como fases de um jogo de videogame

Na véspera de seu casamento, em 2010, o administrador de empresas David Pinto teve problemas para encontrar mão de obra qualificada ao reformar seu apartamento. A dificuldade lhe deu uma ideia: por que não montar uma empresa que reunisse profissionais especializados em pequenas reformas e reparos? Pinto, então, juntou suas economias e montou a unidade piloto da Dr. Resolve, embrião do que, quatro anos depois, se tornaria uma rede de franquias que rende R$ 400 milhões por ano.

Na época, ele tinha 25 anos e R$ 30 mil na poupança. Com a ajuda de seu sogro, que é engenheiro elétrico, e de sua esposa, ele contratou um eletricista e um pedreiro e abriu a primeira unidade da Dr. Resolve, trabalhando inicialmente em sua própria casa. “Tínhamos somente um carro adesivado”, lembra o jovem. 

Com a demanda reprimida e o “apagão” de mão de obra especializada, o negócio cresceu e, em três meses, tornou-se uma rede de franquias. Uma novela que tinha uma personagem que fazia reparos ajudou a explicar aos clientes o que a empresa fazia: a Dr. Resolve foi apelidada de “a franquia do Pereirão”.  

Em um ano, a rede já contava com 394 franquias e, em dois, o número havia saltado para 500. A previsão é terminar 2014 com 800 franquias. Além da Dr. Resolve, o Grupo Resolve Franchising conta também com as marcas de franquia Dona Resolve (de limpeza e facilidades) e o Instituto da Construção (escola para formar profissionais para atuar na construção civil). O grupo já ultrapassou as fronteiras do Brasil, com presença na Colômbia e no México. 

Vocação de empreendedor
O empresário sempre foi irrequieto. Começou a carreira aos 13 anos, trabalhando como office-boy em uma unidade da escola de informática Microlins na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Aos 14, substituiu com sucesso um instrutor da escola e mudou de cargo. “Gosto de pular de fase como no videogame. Estou sempre buscando evolução”, comenta ele. Tanto que chegou a ser consultor de franquias da Microlins e, aos 21 anos, comercializava a marca. Ele conta que nessa época tinha que omitir a idade para que as pessoas não o vissem com desconfiança por ser tão jovem.

Pinto trabalhou na Microlins até os 25 anos, quando decidiu pegar suas economias e montar um negócio próprio. “Tinha só R$ 30 mil guardados. Sempre gostei de guardar dinheiro, mas nunca consegui juntar muito, pois do mesmo modo que ganhava bem, gastava bem”, relembra o empresário. Criou coragem e decidiu se dedicar 100% ao negócio que estava montando. Este, aliás, foi um dos motivos de seu sucesso, acredita ele. “O empreendedor precisa sonhar e sonhar grande. Tem de estar focado na sua atividade”, afirma. Para ele, não há bônus sem ônus e para isso o empreendedor precisa saber que terá de abdicar de uma vida mais calma, ter coragem e muita paixão pelo que faz.

Paixão, foco, determinação e coragem são os ingredientes da receita de seu sucesso, diz Pinto. Segundo ele, como o empreendedor vai escutar muito “não” no caminho, ele precisa, sobretudo, acreditar no seu propósito.  

Para  fazer a diferença, Pinto criou, em 2011  o Instituto da Construção, centro de formação profissional que oferece treinamentos, com custos acessíveis, em diversas áreas da construção civil, como mestre de obras, eletricista instalador, instalador de alvenaria, especialista em gesso acartonado, pintor de obras, decoração e jardinagem, entre outros.  O instituto também virou uma franquia e muitos alunos se tornam funcionários das franquias Dr. Resolve.  Em apenas três anos de atuação, a escola já tem 47 unidades em funcionamento, 100 franquias comercializadas e contribuiu para a capacitação de 20 mil profissionais.

Sempre de olho nas demandas reprimidas do mercado, Pinto lançou, no ano passado,  a Dona Resolve, rede de franquias com foco nos serviços e nas necessidades domésticas. A marca oferece serviços de profissionais como diaristas, mensalistas, babás, motoristas, cozinheiras, copeiras, churrasqueiros, costureiras, personal organizers e dog walkers, entre outros. No primeiro ano da marca, foram comercializadas 80 franquias e a meta é atingir 500 franquias até 2018.

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