Inicio » Política » Eleições 2014 » Eleições 2014 – Benefício prometido em campanha atingiu apenas 1% das cidades em Minas

Eleições 2014 – Benefício prometido em campanha atingiu apenas 1% das cidades em Minas

Benefício atingiu apenas nove cidades mineiras durante o governo de Aécio Neves em Minas
Benefício atingiu apenas nove cidades mineiras durante o governo de Aécio Neves em Minas

Apesar de mencionar em sua campanha que pretende estender o Poupança Jovem para o Nordeste, o benefício para estudantes prometido pelo candidato tucano a presidência Aécio Neves atingiu apenas 1% das cidades mineiras durante a sua gestão no Estado.

Criado em 2007 durante o seu governo em Minas, o benefício chega a apenas 9 das 853 cidades mineiras. O governo local abre uma poupança para o aluno que pode retirar R$ 3 mil no final do ensino médio se cumprir os requisitos de frequência e atividades extras.
No último fim de semana, o tucano chegou a dizer que o pagamento ocorre “no dia da formatura” dos estudantes. No entanto, em Minas, o repasse demora até um ano depois após a conclusão do ensino médio.

A premissa do programa é evitar a evasão escolar, fomentar a inclusão no mercado de trabalho e a renda extra, incentivando o aluno a continuar com os estudos ou começar um negócio próprio.
A promessa integra uma série de propostas na área social que Aécio Neves tem feito nos últimos dias para tentar rebater a ideia de que cortaria benefícios associados associados ao PT, o partido da presidente Dilma Rousseff, como o Bolsa Família.

Em Minas Gerais, os cerca de 11 mil formandos do ensino médio de 2012 receberam ois valores apenas em novembro de 2013, conforme anúncio feito na ocasião pelo então governador do Estado Antonio Anastasia (PSDB), atualmente senador e coordenador do programa de Aécio. Isso significa que o aluno que planejou usar o recurso logo após se formar não pôde fazer isso. Estudantes de cidades como Ribeirão das Neves e Teófilo Otoni reclamaram dos atrasos.

As únicas nove cidades do programa tinham 71,5 mil alunos do ensino médio em 2013 – 10% do total de estudantes deste nível na rede estadual.

A iniciativa começou em 2007 somente na cidade de Ribeirão das Neves e sete anos depois é que outros oito municípios foram incluídos: Esmeraldas, Montes Claros, Ibirité, Sabará, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Pouso Alegre.

Segundo o governo mineiro o programa é “abrangente onde tem que ser”, porque tem focos em cidades com evasão escolar acima da média, alto índice de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Disse ainda que quase 120 mil alunos já foram beneficiados e que até o final do ano será de 139, 5 mil.

A campanha do presidenciável tucano informou que o Poupança Jovem em Minas vem sendo implantado de forma progressiva em grandes cidades.

Da Folha de S. Paulo

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).