Inicio » Política » Eleições 2014 » Eleições 2014 – Aécio perde terreno também em Minas e empata com Dilma

Eleições 2014 – Aécio perde terreno também em Minas e empata com Dilma

Aécio perde terreno também em Minas e empata com Dilma
Aécio perde terreno também em Minas e empata com Dilma

O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, perdeu terreno em seu Estado, Minas Gerais, com a entrada da ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB que substituiu Eduardo Campos na disputa ao Planalto.

Aécio está agora em empate técnico com a presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Ele aparece com 34%, contra 31% de Dilma e 20% de Marina.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No levantamento divulgado pelo Ibope em 1º de agosto, ainda com o ex-governador Eduardo Campos na disputa, o senador mineiro tinha 41% das intenções de voto, contra 31% de Dilma. Campos aparecia com 5%.

Marina entrou na cabeça da chapa do PSB tirando votos de Aécio e dos eleitores que declaravam não ter candidatos (brancos e nulos e os que não sabiam responder). Aécio perdeu sete pontos em relação à pesquisa anterior do Ibope, e Dilma manteve o mesmo percentual.

Nesta quarta-feira (27), um interlocutor do PSDB mineiro reconheceu à reportagem que ficou mais difícil o tucano alcançar em Minas a “votação histórica” imaginada pelo partido.

Os tucanos, contudo, não perderam a esperança de que Aécio poderá vencer no Estado ainda com boa margem de diferença para o segundo colocado.

Minas é o segundo colégio eleitoral do país, com 10,7% dos votos nacionais. É pelo peso desse colégio eleitoral que uma vitória folgada em Minas poderia dar esperança a Aécio de chegar ao segundo turno, pois compensaria dificuldades em outros Estados.

Para chegar à almejada “votação histórica”, Aécio precisaria obter cerca de 3 milhões de votos a mais do que o segundo colocado. Teria que estar perto de 50% das intenções de voto.

O Ibope ouviu 1.806 eleitores em 103 municípios mineiros. A pesquisa está registrada com os números 00069/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e 00423/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Folhapress
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).