Inicio » Internacional » Oriente Médio – Mais de 200 toneladas de ajuda chegam a Gaza

Oriente Médio – Mais de 200 toneladas de ajuda chegam a Gaza

Parte da ajuda vem de países como Turquia, Arábia Saudita e Equador.
Parte da ajuda vem de países como Turquia, Arábia Saudita e Equador.

Mais de 200 toneladas de ajuda humanitária enviada pela Arábia Saudita, pelo Sultanato de Omã e pela Turquia entraram nesta quarta-feira (27) na Faixa de Gaza através do posto de passagem egípcio de Rafah, informou uma autoridade na fronteira.

Israelenses e palestinos concluíram nessa terça-feira(26) um acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito que acabou com 50 dias de uma ofensiva israelense no enclave palestino controlado pelo movimento radical Hamas. O conflito causou a morte de 2.143 palestinos, a maioria civis, e de 70 israelenses, incluindo 64 soldados.

O primeiro comboio de ajuda a entrar em Gaza foi enviado pelo rei Abdullah da Arábia Saudita e transportava 150 toneladas de medicamentos e equipamentos médicos, segundo o funcionário.

Um segundo comboio, transportando 45 toneladas de medicamentos e suprimentos médicos enviados por uma organização de caridade do Sultanato de Omã também chegou a Gaza, segundo a fonte. A Turquia também enviou ajuda humanitária.

Mais cedo nesta quarta-feira, o PAM (Programa Alimentar Mundial) havia anunciado a entrada em Gaza de um comboio transportando cestas básicas contendo comida suficiente para 150 mil pessoas por cinco dias.

A Faixa de Gaza foi devastada pelos bombardeios israelenses destinados a impedir os disparos de foguetes do Hamas. Os ataques de Israel causaram bilhões de dólares em danos em um território com uma economia já sufocada.

O posto de fronteira de Rafah é o único acesso ao território palestino que não é controlado por Israel.

A trégua, que entrou em vigor na terça-feira, prevê a abertura imediata dos pontos de passagem entre Israel e o enclave palestino para permitir a rápida entrada de ajuda humanitária, material médico e de meios para reconstruir o território.

AFP

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).