Inicio » Economia » Inflação impulsiona pessimismo dos consumidores

Inflação impulsiona pessimismo dos consumidores

Após uma melhora em julho, os consumidores voltaram a ficar mais pessimistas em agosto, principalmente devido à inflação elevada. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira (28), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o Inec alcançou 108,3 pontos em agosto, queda de 1,1% na comparação julho, quando estava em 109,5 pontos.

Inflação impulsiona pessimismo dos consumidores
Inflação impulsiona pessimismo dos consumidores

De acordo com a CNI, a confiança do consumidor está entre os menores patamares desde março de 2009, superando apenas os resultados de maio e junho deste ano. O resultado de agosto também é inferior à média história de 111,1 pontos. Todos os componentes do índice caíram entre julho e agosto, exceto o que mede a expectativa para compras de maior valor, que teve alta de 3,7%.

A maior queda entre os subitens do Inec foi verificada nas expectativas em relação à inflação, que recuaram 7,6% em relação a julho. Segundo a CNI, isso revela maior preocupação do consumidor com a evolução dos preços nos próximos meses.

As expectativas em relação ao desemprego tiveram uma piora de 1 4%, e em relação à renda pessoal, houve recuo de 1,2%. O consumidor apontou ainda piora de 2,5% sobre sua situação financeira e de 1,6% e em relação ao endividamento.

Na comparação com agosto de 2013, o Inec caiu 1,8%. Na época, o índice registrou 110,3 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, pioraram as expectativas em relação à inflação (-8,7%); desemprego (-5,9%); e situação financeira (-1,7%). Houve melhora nos subitens de expectativas sobre a renda pessoal (0,9%); endividamento (0,3%); e compra de bens de maior valor (0,4%).

O Inec é um índice que sintetiza o sentimento e as expectativas dos consumidores brasileiros em relação à situação econômica. Quando maior o índice, maior o porcentual de respostas positivas e, portanto, maior o otimismo.

A pesquisa é realizada em parceira com o Ibope Inteligência. Neste mês, 2.002 pessoas em 141 municípios de todo o País foram consultadas entre os dias 14 e 18 de agosto.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).