Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Loja de artesanato é destaque entre consumidores de arte

Montes Claros – Loja de artesanato é destaque entre consumidores de arte

Montes Claros - Loja de artesanato é destaque entre consumidores de arte
Montes Claros – Loja de artesanato é destaque entre consumidores de arte

Elias de Deus Duarte é artesão, natural de Grão Mogol, e reconhece o que é um bom trabalho. Passando pela parte histórica da cidade foi atraído por uma namoradeira que repousa na janela do Sobrado Versiani-Maurício, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. “Eu trabalho com argila e não pude deixar de notar a peça quando passei por aqui. Sou um apaixonado por artesanato e meus olhos buscam o que é bonito”, diz referindo-se às diversas peças distribuídas numa sala do primeiro andar do casarão. É ali que ficam expostos os trabalhos confeccionados pelos artistas da Casa do Artesão.

Ao entrar, Elias ficou ainda mais surpreso e se emocionou ao ver um pote, objeto que guarda na memória afetiva. “Isso aqui me traz de volta à tenra idade. Os potes tinham diversas utilidades e lembram os nossos antepassados. Hoje em dia, todos os utensílios são à base de plástico ou de alumínio, materiais que prejudicam a saúde. No entanto, a natureza esta aí, exuberante, nos oferecendo várias alternativas”, explica ele, que tem preferência pelas peças rudimentares.

Terezinha Fernandes, responsável pela loja, revela que diversas pessoas passam pelo local todos os dias e principalmente durante os eventos culturais. As peças mais procuradas são mesmo as namoradeiras, que aparecem em diversas cores e formas. Em seguida, vem os catopés, figuras que representam bem o folclore do Norte de Minas e seu mais tradicional evento: as Festas de Agosto.

Foi justamente isso que levou ao espaço nesta tarde, o psicólogo Danilo Lisboa: “Procuro uma peça para presentear os conferencistas do nosso seminário, que começa hoje. Quero algo que caracterize bem a região”. A intenção de Lisboa era encontrar um objeto que fortaleça os aspectos culturais e a formação dos profissionais do setor na região. Depois de apreciar os trabalhos, Danilo optou por um prato com suporte, cuja pintura retrata a Igreja dos Morrinhos, de arquitetura muito apreciada por artistas, moradores e turistas. O presente será ofertado a uma psicóloga do Rio de Janeiro.

As peças são vendidas a preços acessíveis, de acordo com avaliação dos próprios consumidores. “Este espaço é muito importante, o preço é justo e a loja tem fácil localização”, encerra Danilo.

Serviço:

Loja de Artesanato de Montes Claros e Região

Endereço: Secretaria Municipal de Cultura

Rua Cel. Celestino, 99- Centro

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).