Inicio » Educação » Copom mantém taxa de juros Selic a 11% ao ano pela 3ª vez

Copom mantém taxa de juros Selic a 11% ao ano pela 3ª vez

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira que a taxa básica de juros, a Selic, será mantida no patamar de 11% ao ano. A decisão era aguardada pela maioria dos analistas.

A Selic passou por um ciclo de nove altas seguidas, até abril, quando foi ajustada para 11% ao ano. Em maio, o aperto monetário foi interrompido e a taxa também foi mantida nas reuniões de julho e desta quarta-feira. Os diretores do BC se reúnem a cada 45 dias para decidir o patamar da taxa Selic.

Copom mantém taxa de juros Selic a 11% ao ano pela 3ª vez
Copom mantém taxa de juros Selic a 11% ao ano pela 3ª vez

Mecanismo
Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

Ao manter a Selic no mesmo patamar, a sinalização é que as elevações anteriores foram suficientes para provocar os efeitos esperados na economia. O BC tem reiterado que os efeitos de alta da taxa básica se acumulam e levam tempo para aparecer.

O BC persegue a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional. O centro da meta é 4,5% ao ano, com teto limite de 6,5%. Pesquisa mais recente do BC com economistas do mercado financeiro estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do País, feche o ano com alta de 6,27%.

Num período de 12 meses encerrados em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do País, acumula alta de 6,5%, exatamente o teto da meta do BC.

Na próxima semana, o BC divulga a ata da reunião, com as explicações sobre a decisão.

Histórico
Quando a presidente Dilma Rousseff tomou posse, em janeiro de 2011, os juros básicos estavam em 10,75% ao ano. Após quatro altas, os juros foram gradualmente reajustados para baixo nos meses seguintes. Em agosto do mesmo ano, a taxa passou a ser reduzida sucessivamente pelo Copom até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor patamar da história. A Selic foi mantida nesse nível até abril de 2013, quando o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos para conter a inflação.

estatico-selic

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).