Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Câmara de Vereadores de Mirabela cria distribuidores de informações‏

Norte de Minas – Câmara de Vereadores de Mirabela cria distribuidores de informações‏

Um dos princípios básicos da legitima transparência é a divulgação de informações. E a Câmara de Vereadores tem feito com maestria ações para que todos tenham acesso às contas do Legislativo, por exemplo, divulgando demonstrativo mensal no quadro de aviso da Casa.

Norte de Minas - Câmara de Vereadores de Mirabela cria distribuidores de informações‏
Norte de Minas – Câmara de Vereadores de Mirabela cria distribuidores de informações‏

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

“Vamos dar visibilidade aos processos também no site, que já está pronto, mas passa por ajustes técnicos. Já nas redes sociais, implantamos em agosto o Facebook. São posts, curtidas e compartilhamentos que vão além de assuntos discutidos nas reuniões. Esse novo canal de comunicação vai também divulgar oportunidades, fatos e pessoas que marcaram a história da cidade”, afirma Lucílio Gusmão, presidente da Câmara Municipal.

O Jornalista, especialista e mestre em mídias sociais, Alcino Moura, afirma que as mídias sociais estabelecem novo espaço democrático. “Vivemos em uma era denominada como Sociedade da Informação. Nunca tivemos acesso a tantos dados a velocidades tão grandes. Nessa nova era novos padrões estão presentes e mudam nossa forma de viver, de relacionar, de comprar e, principalmente, de adquirir informação. Como representante dos cidadãos, uma câmara municipal é uma importante entidade no contexto político e social”, afirma Moura.

Nesse sentido, as mídias sociais se tornam importantes ferramentas para se estreitar os laços entre o povo e seus representantes. “A sua facilidade se resume na sua gratuidade e facilidade de acesso, pois dispositivos móveis, como tablets e smartphones, podem acessá-las tranquilamente. Praticamente qualquer cidadão tem, pelo menos, um dispositivo desse em casa”, garante o especialista.

Através dessas mídias sociais, podem-se acompanhar os principais acontecimentos das Câmaras, como discussão de leis e fatos políticos, além de prestar contas à população. “Em tempos de informação, as mídias sociais estabelecem um canal direto. Sem interveniente. Ligado diretamente à fonte”, encerra Alcino.

Pensamento compartilhado por todos os vereadores, que aos poucos, também têm feito suas contas. Outras mídias como Twitter e Instagram fazem parte dos planos, mas serão implantados posteriormente.

Nas ondas do rádio

Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pela Rádio Livre 87,9 FM numa iniciativa inédita. “Nós vereadores reunimos e pagamos mensalmente a Rádio para que todos de Mirabela possam saber das discussões da Câmara. Queremos ser mais transparentes e ajudar a população nos elegeu” afirma Lucílio Gusmão.

Cléber Amaral, diretor da 87,9 FM, acredita que é uma maneira de difundir o trabalho dos vereadores. “A participação da comunidade cresce a cada reunião. É bom para o povo e para a Rádio que ganha conteúdo”, comemora.

A próxima reunião da Casa será dia 08, às 9h. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).