Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – Antologia Poética: Poetas têm até sexta para se inscrever. Livro será lançado no 28º Psiu Poético

Montes Claros – Antologia Poética: Poetas têm até sexta para se inscrever. Livro será lançado no 28º Psiu Poético

Antologia (tratado acerca das flores, coleção de versos em prosa e/ou em verso), segundo o Aurélio, é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais) agrupados por temática, autoria ou período. A palavra vem do nome da mais antiga antologia de que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro. Antologia é usado para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação.

Jurandir Barbosa
Jurandir Barbosa

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Dentro deste propósito, nos 28 anos em que se comemoram, ininterruptamente, o Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de outubro, em Montes Claros, a editora Catrumano publicará a antologia comemorativa.

 “Antologia é uma celebração pelo 28º Psiu Poético, evento mais longevo da poesia brasileira. São poetas que se reúnem e publicam seus poemas e dividem os custos da edição literária”, explica o coordenador do projeto, o poeta e escritor Jurandir Barbosa.

Jurandir coordena o Antologia desde 2010. Anteriormente Dário Teixeira Cotrim organizou outras edições. A proposta da antologia é justamente promovermos a poesia e os poetas contemporâneos que celebram conosco esse evento que já faz parte do calendário nacional de poesia.

“Todos os poetas estão convidados para esta obra, onde o custo será dividido entre os participantes. Cada poeta publicará três poemas e junto enviarão foto (em boa resolução) e breve biografia (máximo de SEIS linhas). Esta antologia será lançada dentro da programação do evento”, completa Barbosa.

A obra terá sua inscrição do ISBN e depósito legal junto a Biblioteca Nacional, não poderá ser comercializada em livrarias ou por quaisquer outros meios de “pessoas jurídicas, inclusive em livrarias virtuais”. Apenas os poetas participantes poderão comercializar os exemplares que receberão por direito.

“O copyright (C) constará na ficha técnica em favor dos autores, a propriedade intelectual da obra e direitos. Não haverá uma reedição da obra. Cada autor participante poderá solicitar, dentro do período de inscrição para a antologia, a quantidades de exemplares que julgar necessário e responsabilizando-se pelo custo adicional”, conta o coordenador.

Não serão aceitos poemas para publicação na antologia, que fira ou incite contra as opções e minorias. Poemas com conteúdo pejorativo à cor, condição sexual, crença, religião e outros, serão excluídos da participação na antologia. Cada autor assumirá a responsabilidade da autoria da obra enviada.

Segundo Jurandir, cada participante receberá, ao todo, doze exemplares da antologia, sendo que, dez serão do autor e outros dois exemplares serão carimbados como doação para que o poeta participante entregue para duas bibliotecas públicas que ficarão a sua escolha.

O custo para cada participante será de R$160,00. Estudantes da rede pública de ensino (escolas e universidades) e aposentados (com renda de até dois salários mínimos) contribuirão com R$ 120,00.

Informações, poemas, foto, biografia e comprovante de pagamento, deverão ser enviados para o email: [email protected]

Agência Mosaico

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).