Inicio » Mais Seções » Palitos inteligentes na China para detectar comida estragada

Palitos inteligentes na China para detectar comida estragada

Baidu, um dos gigantes da internet na China, apresentou nesta semana em um vídeo um protótipo de palitos inteligentes para detectar se a comida é segura antes de ser consumida.

Palitos inteligentes na China para detectar comida estragadaPalitos inteligentes na China para detectar comida estragada
Palitos inteligentes na China para detectar comida estragada

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

O projeto nasceu como uma brincadeira em um vídeo divulgado no dia da mentira, mas depois a empresa decidiu desenvolvê-lo em resposta aos grandes escândalos de comida contaminada dos últimos anos na China.

“No início não tínhamos nenhuma intenção de seguir com isso. Mas gerou muito interesse dentro e fora” da empresa, disse na quarta-feira um porta-voz do Baidu.

No vídeo divulgado nesta semana é possível ver um usuário que coloca os palitos dentro de três óleos de cozinha diferentes. Os sensores detectam a temperatura do óleo e determinam se é apto para o consumo.

Se o óleo tem mais de 25% de TPM, um indicador do frescor dos alimentos, uma luz vermelha se acende. Depois a informação é enviada a um aplicativo de telefone celular.

A segurança dos alimentos é um tema que causa muita preocupação na China, em especial desde o caso de contaminação de leite infantil com melanina de 2008, que matou seis crianças e deixou outras 300.000 doentes.

Os chineses temem, em particular, a presença na comida de óleo impróprio para o consumo, ou seja, óleo para cozinhar que foi obtido ilegalmente reciclando óleo já usado ou recolhendo-o nos restaurantes e vendendo-o como novo.

No ano passado, as autoridades de saúde lançaram uma grande operação para confiscar este tipo de óleo na qual 100 pessoas foram detidas e 20 condenadas, duas delas à prisão perpétua.

Até o momento o Baidu fabricou apenas protótipos dos palitos inteligentes e o produto não tem data de comercialização.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).