Inicio » Nacional » Brasil – Reservatórios estão com o menor nível de água em 13 anos

Brasil – Reservatórios estão com o menor nível de água em 13 anos

Os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% da capacidade de armazenamento do país, estão no nível mais baixo para setembro desde 2001, quando houve o racionamento de energia. Ontem, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível era de 29,54%, o menor deste ano. A série histórica do ONS mostra que em setembro do ano passado, o nível era de 48,71% e em 2011 chegava a 65,36%. Em 2001, era de 20,61%.

Vazio. Reservatórios do sistema Furnas estão apenas com 27,08% de sua capacidade total; turismo na região também foi afetado
Vazio. Reservatórios do sistema Furnas estão apenas com 27,08% de sua capacidade total; turismo na região também foi afetado

A diferença para o ano do racionamento é que hoje existem as usinas térmicas, que podem ser acionadas em caso de emergência. Atualmente, elas estão produzindo a todo vapor, para suprir a baixa dos reservatórios. Graças à utilização dessas outras fontes de energia, o risco de racionamento ficou reduzido.

“Este ano ainda não compromete. O que não pode acontecer é a natureza fazer o que está fazendo (longos períodos de seca) por mais um ou dois anos”, afirma o coordenador do curso de engenharia ambiental da Fumec, especialista na área de recursos hídricos, Sérgio Augusto Roman.

Ele lembra que o período tradicionalmente seco do ano está chegando ao fim e a tendência é que de outubro a março o nível dos reservatórios suba um pouco. Para o especialista, se as chuvas forem equivalentes à média histórica, não será preciso adotar racionamento também no ano que vem.

Emergência. Em Minas Gerais, 147 municípios já decretaram situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. Na mesma época do ano passado, eram 135.

De acordo com a Copasa, em junho e julho a vazão da maioria dos rios é a menor registrada nos últimos dez anos e, em alguns casos, a pior dos últimos cem anos. Como o período de menor vazão costuma ser entre setembro e outubro, a tendência é que a situação “fique ainda mais crítica”, segundo comunicado da estatal.

A empresa atende a 600 cidades no Estado e apenas em Pará de Minas, região Central, há rodízio de abastecimento. Depois do período eleitoral, a Copasa pretende retomar campanhas de consumo consciente. “Os especialistas alertam que não há registro de secas tão intensas em Minas nos últimos cem anos”, diz a empresa, em nota. 

Comissão

PBH. A Secretaria de Regulação Urbana de Belo Horizonte criou ontem uma comissão para estudar e implantar medidas para racionalizar o consumo de energia. Outras secretarias devem fazer o mesmo. 

Sócios da Santo Antônio aprovam R$ 800 mi

São Paulo. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pelo projeto da usina de Santo Antônio, informou que seus acionistas aprovaram aporte de R$ 850 milhões para cumprir compromissos com o mercado na próxima segunda-feira. A concessionária deve liquidar dívidas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) referentes a operações no mercado de curto prazo. A companhia não detalhou se o valor foi repassado pelos sócios em proporção equivalente à participação de cada empresa.

Também ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início das operações da 32ª turbina da hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Com a decisão, a capacidade de geração do complexo chega a 2.286 MW.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).