Inicio » Esporte » Brasileirão 2016 » Futebol – Museu Brasileiro do Futebol reabre no aniversário do Mineirão

Futebol – Museu Brasileiro do Futebol reabre no aniversário do Mineirão

Kafunga; Djalma Santos, Procópio, Luisinho e Cincunegui; Juca Show, Marta, Zico e Tostão; Arthur Friedenreich e Romário. Técnico: Yustrich. Essa é a escalação de um dos times de craques de diferentes épocas exposta na sala “Os Imortais do Futebol”, uma das novidades da nova expansão do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que será reaberto oficialmente nesta sexta-feira, 5 de setembro, dia do aniversário de 49 anos do Mineirão. Na sexta-feira acontecerá também o lançamento oficial da abertura das comemorações dos 50 anos do estádio, a ser celebrado em setembro de 2015.

Novas salas, auditório e espaço multiuso são algumas das novidades. Data marcará também a abertura das comemorações dos 50 anos do estádio
Novas salas, auditório e espaço multiuso são algumas das novidades. Data marcará também a abertura das comemorações dos 50 anos do estádio

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

A sala “Os Imortais” foi criada para resgatar a história de grandes personalidades do futebol brasileiro e apresenta, além do primeiro time fictício citado, outras duas escalações com alguns dos melhores jogadores de épocas distintas da nossa história. A ala conta também com fichas biográficas de 150 jogadores das eras Pré-Pelé (1900-1970) e Pós-Pelé (1971-2014), além de 36 biografias expandidas por meio de hologramas.

 A crônica esportiva, que teve papel fundamental para a construção do Mineirão, também foi homenageada. A sala “De Olho na Bola” é dedicada às mídias impressa, radiofônica, televisiva e internet. O espaço reproduz o ambiente de uma redação, com máquinas de escrever, além de contar também com mesas de som e microfones que foram utilizados nos primeiros anos do Mineirão e hoje fazem parte do acervo do Museu. Imagens de capas de jornais das décadas de 1910 a 1950 decoram o ambiente. Segundo o coordenador do MBF, Thiago Costa, o espaço é uma homenagem aos cronistas. “Se o esporte tem a popularidade de hoje, deve-se em muito a estes profissionais, que conseguiram traduzir a paixão esportiva do torcedor”, define.

A sala conta ainda com computadores para que os visitantes possam relembrar narrações memoráveis de partidas históricas de futebol, na voz de locutores da Rádio Itatiaia. O espaço possui livros antigos, exemplares de revistas como Placar e O Cruzeiro (Brasil), El Gráfico (Argentina), Onze (França) e World Soccer (Inglaterra), itens da coleção de Gerson Sabino, irmão do escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino. Em uma das paredes, são projetadas notícias esportivas em tempo real.

Além da área expositiva, o MBF inaugura um auditório com capacidade para 96 pessoas, totalmente equipado para receber eventos culturais e educativos, como palestras, debates e cursos. Com a nova expansão, o MBF, alcançará 1,5 mil metros quadrados de área expositiva. “O MBF simboliza uma maneira de preservar o futebol como fenômeno cultural, colaborando para a formação da identidade do Brasil e de Minas Gerais”, finaliza Costa.

Foram recebidos cerca de 80 mil visitantes desde o início das atividades da Visita Guiada e do Museu Brasileiro do Futebol, em março de 2013, até maio deste ano, quando as atrações foram suspensas em função da Copa do Mundo. A expectativa é que até o final de 2014 seja registrada uma média de sete mil pessoas por mês nas duas atividades, o que fará com que o ano seja concluído com aproximadamente 65 mil visitas.

Lançamento do Cinquentenário

No dia em que o Mineirão comemora 49 anos, A Minas Arena dará o pontapé inicial para as comemorações de meio século do Gigante da Pampulha. Será apresentado para os convidados o projeto do livro do cinquentenário do estádio. A expectativa é que jornalistas, personalidades e torcedores participem escrevendo a obra que marcará os primeiros 50 anos do principal palco do futebol mineiro. O selo oficial do cinquentenário do estádio também será apresentado aos convidados.

Serviço

Excepcionalmente nesta sexta-feira (5), o Museu Brasileiro do Futebol estará aberto apenas para convidados e imprensa. As visitas ao espaço funcionarão normalmente para o público a partir deste sábado (6). O horário de funcionamento do MBF é de terça a sexta, de 9h às 17h, e sábado e domingo, de 9h as 13h, exceto em dias de jogos.  A visita guiada ao estádio funciona normalmente. A marcação de visitas para grupos acima de dez pessoas deve ser feita por meio do telefone (31) 3499.4312 ou pelo e-mail [email protected]. O valor da entrada para cada uma das atrações é R$ 8, e o pacote para visitar o MBF e o estádio custa R$ 14, com meia-entrada disponível para ambos.

Informação

O espaço estará em funcionamento de 10 às 16h para convidados. Os secretários de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, e de Cultura, Eliane Parreiras, acompanhados de um porta voz da Minas Arena atenderão a imprensa na sexta-feira (5), às 11 horas, no Museu Brasileiro do Futebol (MBF). O coordenador do MBF, Tiago Costa, estará disponível para entrevistas durante todo o evento.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).