Inicio » Colunistas » Coluna – Os imprevistos e as oportunidades de sucesso

Coluna – Os imprevistos e as oportunidades de sucesso

Existe um profissional que admiro bastante, não apenas pela sua competência atual, mas pela busca constante de atualização. Sou amigo dele nas redes sociais e fui brindado por uma experiência que ele relatou. Seu nome é Alexandre Slivnik.

Li o seu relato, que transcrevo na integra abaixo mesmo sem a sua autorização expressa, pensei: isso merece uma reflexão. E é isso que estou fazendo agora. Espero que você aprecie esse caso sem moderação.

O relato dele é esse:

“Acabou de acontecer algo agora que ficará marcado para sempre na minha vida de palestrante!

Acabei de fazer uma palestra no Congresso de Empreendedorismo do NJE (CIESP). O palco era bem alto (aqueles com mais de 1,5 metro de altura). No meio da palestra recebo um bilhete! Nele estava escrito: “Alexandre, o zíper da sua calça está aberto”! E isso aconteceu bem na hora de uma história que contei que não podemos ter medo de seguir nossa essência!

Depois de segundos pensando o que eu faria, abri para a plateia o conteúdo do bilhete, fechei o zíper e disse: “Pronto! Não podemos ter medo de quem nós somos e de como estamos! O que importa é o que temos dentro de nós mesmos!”. O riso foi geral e a plateia aplaudiu o fato!

Depois fiquei completamente solto e seguro que faria uma extraordinária palestra! No final, muitos chorando e todos aplaudindo de pé!

Saio daqui muito satisfeito e, principalmente, com a braguilha fechada!”

Através de relato tão curto pude fazer várias reflexões. Vamos a algumas:

A vida é cheia de imprevistos e com o nosso lado profissional, eles também acontecem. Assim, é importante que estejamos sempre preparados para as várias situações não programadas, as quais somos submetidos rotineiramente.

Quantas vezes faço uma programação para um determinado trabalho e ao iniciá-lo, para me adequar ao que o público está querendo para aquele momento, tenho que fazer alterações ou mudar o foco do trabalho? Sou capaz de apostar que, com você, isso também já aconteceu…

Neste caso, estamos falando de adaptabilidade, mas não é só isso…

O Alexandre mostrou ter domínio do assunto. Sabemos que as pessoas que não estão seguras do que estão apresentando, quase sempre se intitulam de tímidas e qualquer interferência irá comprometer o desenvolvimento da atividade que está sendo realizada.

Evitou cometer outros deslizes tão comuns a alguns profissionais, como por exemplo, subestimar o público com o qual está trabalhando. Qualquer movimento irregular chamaria muito mais a atenção, de forma negativa, do público.

Assumiu a responsabilidade e manteve o foco, e fez um link direto com o que estava apresentando. E, olha, como é fácil perder o foco…

E outra ação simples, mas digna de um mestre transformar um momento que poderia ser tenso, em um momento de alegria. Tudo de forma rápida, criativa e elegante.

Sabemos que os nossos clientes (que no caso dele era a plateia) estão muito exigentes, querem uma qualidade que justifiquem todos os investimentos que estão fazendo, seja de tempo, de dinheiro ou de qualquer outra coisa. E nós não podemos decepcioná-los.

E, neste momento, eu sugiro que você pare um momento e reflita: qual a relação que posso fazer da atuação do Alexandre com a minha atuação profissional? Estarei eu, preparado para lidar com os imprevistos? Estarei sendo flexível o suficiente? O que estou trazendo para a minha equipe?

Lembre-se que, quando as pessoas se destacam, fazem um trabalho bem feito, servem de referencia, de modelo. O Alexandre, por exemplo, e como eu disse no inicio deste artigo, não sabe sequer que eu estou escrevendo sobre ele. Essa é a melhor propaganda: a espontânea. E isso, todo mundo quer, não é verdade?

Então, já que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (como afirmava Antoine Lavoisier), aproveite esse exemplo: faça a sua parte: transforme a sua realidade. Se prepare, aja e seja feliz.

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: [email protected] /www.odilonmedeiros.com.br

coluna

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).