Inicio » Educação » Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país


Reviewed by:
Rating:
5
On 8 de setembro de 2014
Last modified:17 de dezembro de 2014

Summary:

Educação - Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi considerada a melhor universidade federal do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, da Folha de S.Paulo. O ranking, divulgado nesta segunda-feira (8), coloca ainda a UFMG em segundo lugar geral entre as 192 universidades brasileiras avaliadas, perdendo apenas para a Universidade de São Paulo (USP). A universidade mineira ficou em primeiro lugar também no critério “ensino”. A avaliação considerou como indicadores pesquisa, inovação, internacionalização e mercado. 
Educação - Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país
Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Para o reitor Jaime Ramírez, o resultado do ranking “é consequência de um conjunto de políticas nas quais a UFMG vem trabalhando há muito tempo, em todos os setores e em todas as dimensões”. De acordo com Ramírez, essas políticas levaram a instituição a uma distribuição homogênea nas áreas do conhecimento, tanto na graduação quanto na pesquisa e na pós-graduação. “A UFMG não é forte exclusivamente em uma área, é forte em todas”, ressaltou. 

 
Ramírez comentou também que o resultado obtido nos outros indicadores tem origem no mesmo esforço. “Se temos cursos bem consolidados em todos os níveis, isso acaba refletindo na opinião que o mercado tem dos profissionais que a universidade forma. Acontece da mesma maneira com as questões relacionadas à inovação e à internacionalização”, afirmou. 
 
O reitor destacou ainda que “a comunidade universitária inteira – corpo docente, técnicos-administrativos e corpo discente – deve ser cumprimentada” por esse resultado, lembrando a importância da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), componente fundamental na variável “ensino”. 
 
O reitor, porém, advertiu que não está em uma corrida com as demais instituições, pois essa não é uma política da UFMG. “Mas queremos, sim, ter os melhores cursos de graduação e de pós-graduação do país, pois essa é nossa missão maior, nossa obrigação. E alcançando essa meta, como consequência, em qualquer avaliação, a universidade vai se sair bem”, reiterou. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).