Inicio » Educação » Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi considerada a melhor universidade federal do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, da Folha de S.Paulo. O ranking, divulgado nesta segunda-feira (8), coloca ainda a UFMG em segundo lugar geral entre as 192 universidades brasileiras avaliadas, perdendo apenas para a Universidade de São Paulo (USP). A universidade mineira ficou em primeiro lugar também no critério “ensino”. A avaliação considerou como indicadores pesquisa, inovação, internacionalização e mercado. 
Educação - Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país
Educação – Ranking coloca UFMG como a melhor universidade federal do país

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Para o reitor Jaime Ramírez, o resultado do ranking “é consequência de um conjunto de políticas nas quais a UFMG vem trabalhando há muito tempo, em todos os setores e em todas as dimensões”. De acordo com Ramírez, essas políticas levaram a instituição a uma distribuição homogênea nas áreas do conhecimento, tanto na graduação quanto na pesquisa e na pós-graduação. “A UFMG não é forte exclusivamente em uma área, é forte em todas”, ressaltou. 

 
Ramírez comentou também que o resultado obtido nos outros indicadores tem origem no mesmo esforço. “Se temos cursos bem consolidados em todos os níveis, isso acaba refletindo na opinião que o mercado tem dos profissionais que a universidade forma. Acontece da mesma maneira com as questões relacionadas à inovação e à internacionalização”, afirmou. 
 
O reitor destacou ainda que “a comunidade universitária inteira – corpo docente, técnicos-administrativos e corpo discente – deve ser cumprimentada” por esse resultado, lembrando a importância da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), componente fundamental na variável “ensino”. 
 
O reitor, porém, advertiu que não está em uma corrida com as demais instituições, pois essa não é uma política da UFMG. “Mas queremos, sim, ter os melhores cursos de graduação e de pós-graduação do país, pois essa é nossa missão maior, nossa obrigação. E alcançando essa meta, como consequência, em qualquer avaliação, a universidade vai se sair bem”, reiterou. 
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).