Inicio » Internacional » América » EUA – Obama anuncia plano contra Estado Islâmico em pronunciamento à noite

EUA – Obama anuncia plano contra Estado Islâmico em pronunciamento à noite

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta quarta-feira (10)  à noite, em pronunciamento, detalhes sobre o plano para combater o Estado Islâmico (EI) – a milícia mulçumana extremista que atua na Síria e no Iraque.

Obama reuniu-se com os principais líderes do Congresso para antecipar detalhes sobre o plano, que deverá ser executado por uma coalizão internacional
Obama reuniu-se com os principais líderes do Congresso para antecipar detalhes sobre o plano, que deverá ser executado por uma coalizão internacional

A expectativa sobre o discurso de Obama foi o principal assunto da imprensa norte-americana e de analistas políticos do país, desde o início da semana. Segundo a Casa Branca, o presidente vai explicar à nação por que a milícia representa “ameaça”  para o país e como pretende enfraquecer e derrotar o grupo.

Nessa terça-feira (9), Obama reuniu-se com os principais líderes do Congresso para antecipar detalhes sobre o plano, que deverá ser executado por uma coalizão internacional. O país já antecipou que não vai enviar tropas terrestres para eventuais combates.

O pronunciamento do presidente ocorre um dia antes de completar 13 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do Word Trade Center, em Nova York.  Quase 3 mil pessoas morreram em conseqüência dos atentados, que foram coordenados pela organização Al Qaeda. 

O governo americano vê a mílicia, que se autodenomina Estado Islâmico, como potencial ameaça não só para a região em que atua no Iraque e na Siria, mas também para o seu território.

No começo de agosto, Obama já tinha ordenado bombardeios aéreos sobre o Norte iraquiano, região que é dominada pelo grupo. Em retaliação, o EI decapitou dois jornalistas americanos que vinham sendo mantidos reféns pelo grupo.

O pronunciamento de Obama está marcado para as 21h (horário de verão americano) em Washington (22h em Brasília).

Agência Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).