Inicio » Minas Gerais » Centro de Minas » MG – Buscas por operário soterrado com rompimento de barragem são retomadas

MG – Buscas por operário soterrado com rompimento de barragem são retomadas

As buscas pelo funcionário da Herculano Mineração, Adilson Aparecido Batista, 44, que foi soterrado, com mais cinco colegas após o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa, em Itabirito, na região Central de Minas Gerais, foram retomadas na manhã desta quinta-feira (11). Dois operários morreram com o acidente e um terceiro ficou ferido, sendo encaminhado para um hospital em Belo Horizonte.

MG - Buscas por operário soterrado com rompimento de barragem são retomadas
MG – Buscas por operário soterrado com rompimento de barragem são retomadas

Cerca de sete bombeiros já retomaram o trabalho no local e contam com a ajuda do helicóptero Arcanjo. A mineradora fornece pessoal e maquinário para auxiliar no serviço. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso.

Nesta manhã, técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral irão realizar uma fiscalização na área da mineradora. O secretário estadual de Meio Ambiente sobrevoou o local, nessa quarta-feira (10). Segundo o órgão, os proprietários são responsáveis pela segurança de suas barragens e reservatórios, bem como pelas consequências de seu mau funcionamento – eles podem ser responsabilizados civil, criminal e administrativamente. A última auditoria feita na barragem a pedido da secretaria foi em 27 de setembro de 2013, e a estrutura estava estável.

O acidente

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por causa do rompimento de uma barragem, que estava desativada e onde era depositado o resto de lavagem do minério. Uma grande quantidade de rejeitos atingiu os operários e seus veículos – três caminhões, um Uno e duas retroescavadeiras. No momento do acidente, os funcionários faziam manutenção no local. Além dos quatro soterrados, dois operários conseguiram sair sem ferimentos.

Os mortos são o topógrafo Reinaldo da Costa Melo, 69, e o operário Cristiano Fernandes Silva, 32. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).