Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Funorte realiza atendimentos na Ação Cívico-Social

Montes Claros – Funorte realiza atendimentos na Ação Cívico-Social

Começou nesta terça-feira, 9, a segunda Ação Cívico Social (Aciso) do ano, pelo nono ano consecutivo. Desta vez, em comemoração à Semana da Pátria. O evento é realizado com o apoio de entidades públicas e privadas, como a Prefeitura Municipal de Montes Claros, Secretaria Municipal de Saúde, o 55° Batalhão de Infantaria e as Faculdades Funorte, entre diversas outras.

Montes Claros - Funorte realiza atendimentos na Ação Cívico-Social
Montes Claros – Funorte realiza atendimentos na Ação Cívico-Social

Serão oferecidos serviços de avaliação de glicose, aferição de pressão, identificação de índice de massa corporal (IMC), exame de otoscopia, orientação médica, identificação de tipo sanguíneo, informações sobre direito da família, prevenção à hipertensão arterial, vacinações e serviços sociais, como assistência jurídica e emissão de senhas para confecção da primeira carteira de identidade.

De acordo com o Coronel Rubens, do 55° Batalhão de Infantaria, o objetivo da ação é oferecer serviços aos cidadãos de baixa renda do município, sem custos para a população. “A importância do evento é que atinge aquelas camadas mais baixas da sociedade, que não possuem recursos financeiros para procurar serviços especializados”, disse o coronel.

O Coronel Rubens disse ainda que prevê aumento no número de atendimentos. “A cada ação que realizamos, o público vem aumentando sua presença. Na última, cerca de 8,5mil pessoas passaram pela Ação Cívico-Social. Creio que chegaremos a um número maior este ano”, ponderou.

Estavam também presentes na abertura do evento a banda da Polícia Militar do estado de Minas Gerais, que fez as honras no hasteamento da Bandeira Nacional, e autoridades da área da saúde, que prestigiaram e elogiaram o evento.

O coordenador do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Indyu, Mozer Araújo, falou sobre a importância da ação: “Ao desenvolver esse projeto, a gente tem por intuito principal detectar algumas doenças crônicas degenerativas, principalmente hipertensão e diabetes, que são doenças que se não tratadas a tempo, podem, consequentemente, comprometer muito a vida do paciente, inclusive levando a óbito”, atentou.

Sobre os serviços prestados e os benefícios à população: “Hoje aqui, a gente está realizando teste de glicemia capilar, para avaliar a concentração de glicose sanguínea referente a um paciente”, disse ele, “e também avaliando a pressão arterial, para avaliarmos a qualidade dos batimentos cardíacos e o funcionamento cardíaco do paciente. A gente tem prestado uma assistência sempre de qualidade e a população tem saído daqui satisfeita”, finalizou.

Os cidadãos que se beneficiaram com os atendimentos, também legitimaram a eficiência dos serviços prestados. É o caso do metalúrgico Cláudio Silva, que realizou exames na tenda da Funorte: “Sem dúvida, de muita importância (a Aciso). Através não só dos exames, mas também das orientações e dos cuidados com a saúde. Um evento concentrado no centro da cidade, onde a população passa a todo o momento. As pessoas estão resolvendo outros problemas e aproveitam para fazer os seus exames que, talvez no dia a dia, até passem despercebidos”, disse.

A Aciso vai até amanhã, 12, das 8h às 11h. O evento acontece na Praça Doutor Carlos Versiani.

Por Cid Bruno

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).