Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Comunidades do Norte de Minas e do Oeste da Bahia realizam 1º Romaria pelo Cerrado

Norte de Minas – Comunidades do Norte de Minas e do Oeste da Bahia realizam 1º Romaria pelo Cerrado

Na perspectiva de dar voz aos povos do Cerrado, organizações populares, entidades sindicais e religiosas e movimentos sociais das regiões do Norte de Minas Gerais e Oeste da Bahia realizam no próximo dia 13 de setembro, sábado, no município baiano de Cocos, uma romaria. Com o tema “Cerrado em Pé: do berço das águas um clamor pela vida”, o movimento quer chamar atenção para essa região que atualmente sofre intensos conflitos socioambientais. A concentração dos romeiros será a partir das 8h30, no Posto JR (rua Marcelino Pereira Santos, s/n, Centro).

Norte de Minas - Comunidades do Norte de Minas e do Oeste da Bahia realizam 1º Romaria pelo Cerrado
Norte de Minas – Comunidades do Norte de Minas e do Oeste da Bahia realizam 1º Romaria pelo Cerrado

A coordenação da romaria conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, que espera, com a ação, sensibilizar a opinião pública sobre o processo de degradação em curso no Cerrado e os impactos negativos na bacia do rio São Francisco. A romaria integra a programação da Semana do Cerrado (08 a 13 de setembro), que tem movimentado municípios como Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, Barreiras, Caetité e outros, em seminários e atividades de intercâmbio. No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de mais de 2 milhões de km, cerca de 22% do território nacional, incidindo em 11 estados e mais o Distrito Federal. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial hídrico, e contribui para a biodiversidade deste bioma.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).