Inicio » Mais Seções » Moda – Após denúncia, Vogue nega sexualização de ensaio infantil

Moda – Após denúncia, Vogue nega sexualização de ensaio infantil

Vogue Brasil, responsável pela publicação da Vogue Kids, emitiu na noite de sexta-feira (12) comunicado oficial sobre o editorial com meninas chamado “Sombra e Água Fresca”, que gerou repercussão em redes sociais desde quinta-feira (11), com críticas afirmando que as fotos estariam sexualizando a imagem das crianças. Em várias delas, as modelos infantis aparecem de pernas abertas e mostrando as calcinhas. “Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente. Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio”, diz trecho do comunicado.

Moda - Após denúncia, Vogue nega sexualização de ensaio infantil
Moda – Após denúncia, Vogue nega sexualização de ensaio infantil

Posts da página Pediatria Integral no Facebook criticando o editorial tiveram quase 12 mil compartilhamentos e mensagens contra a iniciativa da revista, com comentários sugerindo que houvesse boicote à publicação.

O Instituto Alana, que atua na defesa dos direitos da criança, fez uma denúncia formal no Ministério Público sobre o caso. O instituto ficou sabendo do caso pela repercussão nas redes sociais. “É um convite à erotização precoce e ao consumo daquelas roupas. A matéria está vendendo roupa da forma mais apelativa possível”, disse em entrevista a psicóloga da organização, Laís Fontenelle.

Para ela, os abusos devem ser coibidos e a revista deveria se comprometer a não veicular mais este tipo de imagem. “Acho que talvez eles deveriam fazer uma carta aberta à sociedade, se retratando, dizendo que foi um equívoco. É um veículo voltado para a criança, que tem a responsabilidade de honrar pela proteção da infância”, pontua.

A página Pediatria Integral publicou post na madrugada deste sábado criticando também o comunicado oficial da revista. “Além da irresponsabilidade e da perversidade de publicar um ensaio fotográfico comercial explicitamente sexualizado com meninas de 8 ou 9 anos, a Vogue acredita que somos todo idiotas. Falar em modelos infantis descontraídas na beira do rio é ofensivo à inteligência. Alguém vê alguma menina descontraída nessas fotos? Brincando, jogando, correndo, nadando, rindo sequer?” . Em outro trecho do post, afirma: “Se respeitasse de fato, se tivesse realmente sensibilidade, retiraria de circulação à revista e faria uma retratação à sociedade brasileira e a essas famílias.”

Segue abaixo a íntegra do comunicado emitido pela Vogue Brasil.

“A Vogue Brasil, responsável pela publicação de Vogue Kids, em razão de recentes discussões em redes sociais envolvendo a última edição da revista, mais especificamente o ensaio de moda intitulado ‘Sombra e Água Fresca’, vem esclarecer que jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada. Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente. Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio. Respeitamos a diversidade de pontos de vista e iremos nos aprofundar no entendimento das diversas vozes nesse caso, buscando o aperfeiçoamento das nossas edições. Repudiamos, porém, as tentativas de associar a Vogue Kids ao estímulo de qualquer prática prejudicial aos menores. Lamentamos que o açodamento e a agressividade imotivada de algumas pessoas tenham exposto desnecessariamente as menores que participaram do ensaio, que são nossa maior preocupação nesse episódio. A missão da Vogue Kids foi e continuará a ser a de tratar a infância com o respeito que ela merece, abordando com respeito e sensibilidade questões contemporâneas e que vão muito além dos editoriais de moda.”

Ponto a Ponto Ideias
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).