Inicio » Mais Seções » Ciência » Pesquisadores recrutam voluntários para estudo sobre fertilidade

Pesquisadores recrutam voluntários para estudo sobre fertilidade

O grupo de pesquisa do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em parceria com o Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Universidade, está desenvolvendo um trabalho de pesquisa científica a fim de avaliar a fertilidade dos homens jovens em Belo Horizonte e para o desenvolvimento do estudo está recrutando voluntários. Para a realização do projeto serão necessários 600 voluntários, correspondendo a 300 pares constituídos por jovens com idade entre 18 e 23 anos e seus pais, com até 60 anos.

O projeto é originado da Universidade de Copenhague (Dinamarca) e hoje se encontra espalhado por diversos países no mundo. Os resultados dessas pesquisas mostram a grande redução da qualidade do sêmen dos homens jovens em diversos países, como Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha, França, Espanha, Nova Zelândia e diversos outros.

Empregando-se a mesma metodologia de investigação, o objetivo dos pesquisadores da UFMG é investigar o possível declínio da qualidade do sêmen de homens jovens brasileiros, começando pela cidade de Belo Horizonte (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Pretende-se ainda avaliar as possíveis causas dessa provável infertilidade. Estudos mostram a influência dos hábitos de vida, alimentação e até mesmo a presença de poluentes considerados desreguladores endócrinos.

A pesquisa é coordenada pelo pesquisador Luiz Renato de França, pesquisador do CNPq e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O projeto conta com o respaldo do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Informações e cadastro dos voluntários pelo telefone (31) 3409-2780 e pelos e-mails [email protected] e [email protected]