Inicio » Internacional » Ásia » Ásia – Começa no Japão uma nova temporada da controvertida pesca de golfinhos

Ásia – Começa no Japão uma nova temporada da controvertida pesca de golfinhos

Os pescadores da cidade japonesa de Taiji iniciaram nesta terça-feira a temporada 2014-2015 de caça de golfinhos, uma controvertida prática que todo ano recebe críticas de ONG ambientais e de outras vozes da comunidade internacional.

Uma dúzia de embarcações pesqueiras da cooperativa de pescadores desta cidade de Wakayama (oeste do Japão) mataram hoje os primeiros espécimes da temporada após persegui-los durante horas, segundo informou a ONG de proteção ambiental Sea Shepherd.

Os pescadores da cidade japonesa de Taiji iniciaram nesta terça-feira a temporada 2014-2015 de caça de golfinhos,
Os pescadores da cidade japonesa de Taiji iniciaram nesta terça-feira a temporada 2014-2015 de caça de golfinhos,

A maioria destes cetáceos são mortos por arpões e destinados ao consumo humano, principalmente no mercado japonês, enquanto uma pequena parte é capturada viva e vendida a zoológicos e aquários de todo o mundo, segundo a organização.

Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, e há décadas pratica a caça de golfinhos entre setembro e março.

A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia litorânea local para evitar conflitos entre os pescadores e os ativistas da Sea Shepherd e outras organizações que tentam frear esta prática.

Na campanha de pesca 2013-2014 mais de 800 golfinhos foram mortos e outros 164 capturados vivos, segundo dados desta ONG.

Os golfinhos e pequenos cetáceos em Taiji são pescados por meio de um método tradicional pelo qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os espécimes à baía na qual são selecionados e depois atingidos por arpões.

Esta prática ganhou notoriedade em nível internacional ao ser retratada no filme americano “The Cove”, ganhador em 2009 do Oscar de melhor documentário, e desde então se intensificaram as críticas por sua crueldade.

publicidade

Em abril deste ano, ao término da anterior temporada de pesca, a cooperativa de pescadores locais recebeu uma inundação de protestos depois que a embaixadora dos EUA no Japão qualificou de “desumana” esta tradição em seu conta no Twitter e lembrou que Washington não apoia esta prática.

As autoridades locais e o próprio governo do Japão reagiram a estas e outras críticas da comunidade internacional defendendo a caça de golfinhos por seu valor tradicional e como parte da cultura gastronômica japonesa.

EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).