Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Samu participa de mobilização na semana do trânsito

Montes Claros – Samu participa de mobilização na semana do trânsito

Começou hoje a programação da Semana do Trânsito de Montes Claros, que será realizada no período de 18 a 25 de setembro.

Montes Claros - Samu participa de mobilização na semana do trânsito
Montes Claros – Samu participa de mobilização na semana do trânsito

Nesta quinta-feira, foi realizada uma grande mobilização na Praça Dr. Carlos, no centro da cidade, com participação de várias instituições públicas, com objetivo de orientar a população sobre a necessidade de prevenção dos acidentes de trânsito que se tornaram um grave problema de saúde de pública.

Durante a ação, técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte), chamaram a atenção para os danos físicos, psicológicos e materiais causados às vítimas desses acidentes, que tem sido uma dos principais motivos de acionamento do serviço, respondendo por mais de 60% dos atendimentos por causa externa realizados na região.

No período de janeiro a agosto de 2014, o SAMU Macro Norte realizou 3.359 atendimentos na região, 47% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.177 atendimentos. Desse total, 44% ocorreram em Montes Claros, a maioria deles envolvendo motocicleta.

A maior incidência desses acidentes ocorre na faixa etária entre 20 e 60 anos (78%) com prevalência do sexo masculino (72%).

O aumento expressivo da frota, fatores como cansaço, intolerância, imperícia, imprudência e negligência dos motoristas, e pela combinação álcool e direção potencializam a incidência e a gravidade desses acidentes. Muitos desses acidentes também ocorrem por falta de educação para o trânsito.

COMO PREVENIR

O instrutor e médico intervencionista do SAMU Macro Norte, Antônio Marinho Cedrim, que é possível reduzir os riscos de acidentes se as pessoas tomarem alguns cuidados e orienta que em caso de viagem o ideal é planejar com antecedência, consultando o mapa rodoviário para escolher o melhor trajeto. “Nas paradas, aproveite para checar o veículo e também para alongar o corpo, isso vai melhorar a circulação e reduzir a tensão”, recomenda.

Cedrim também alerta sobre os perigos de dirigir sob o efeito do álcool, que além de ato criminoso, induz as pessoas a atitudes que normalmente não teriam, seja por excesso de confiança ou pela perda da noção do perigo. “A maioria das pessoas alcoolizadas acredita que está bem para dirigir. Isso ocorre devido à falsa sensação de leveza e bem-estar que o álcool proporciona”, explica.

De acordo com o médico, os principais efeitos do álcool no organismo são diminuição da coordenação motora, visão distorcida, dupla e fora de foco, raciocínio e reações lentas, falta de concentração, diminuição ou perda do espírito crítico e baixa qualidade de julgamento. “Todos esses fatores são um risco potencial se aliados à direção”, ressalta.

O QUE FAZER

Ao se deparar ou se envolver em um acidente de trânsito, o SAMU orienta sinalizar o local utilizando triângulo de sinalização e galhos de árvore, lembrando que nas rodovias é preciso sinalizar nos dois sentidos. Em caso de acidente envolvendo motocicletas, a orientação é não movimentar a vítima, não fazer torniquetes, não retirar o capacete e não dar nada para a vítima beber.

Para pedir socorro basta ligar 192. A ligação é gratuita e dispensa o uso de cartão telefônico ou crédito no celular.

DICAS DE TRÂNSITO SEGURO

Para transportar crianças de até um ano, a orientação é utilizar sempre cadeira bebê conforto. As crianças de 1 a 5 anos devem ser transportadas no banco traseiro em cadeira de segurança na posição vertical e voltada para frente. Já as crianças de 5 a 10 anos devem utilizar cadeira especial, presa ao cinto de segurança de três pontos. As crianças a partir de dez anos só deverão utilizar o cinto de segurança convencional se tiverem estatura compatível, ou seja, que este fique no tórax, nunca no pescoço. O alerta também é nunca deixar a criança sozinha dentro do carro.

Para transitar com segurança o condutor que estiver em baixa velocidade deve permanecer na faixa da direita para manter-se seguro e não atrapalhar o trânsito e só ultrapassar pela faixa da esquerda.

Motoristas não devem falar ao celular enquanto dirigem, devem reduzir a velocidade ao chegar a cruzamentos, manter distância segura em relação ao veículo da frente, obedecer à sinalização e fazer paradas periódicas em caso de viagem de longa distância.

Motociclistas devem trafegar sempre com farol aceso, usar equipamentos de segurança como capacete, luvas, calçado fechado, calça em tecido resistente e jaqueta de cores claras, manter distância segura em relação aos outros veículos e observar com atenção a porta do motorista quando for ultrapassar um veículo parado, pois ela poderá ser aberta repentinamente.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).