Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho realizou, nos últimos quatro anos, mais de 23 mil exames de mamografias. Desde 2010 o acesso aos exames de mamografia tem aumentado e com em 2013, os exames praticamente dobraram. De 2010 a 2013 foram realizados 19.004 exames e, em 2014, até o início deste mês, já foram realizados mais 4.325 procedimentos. A maioria dos exames foi realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Montes Claros - Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia
Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

Em 2010 foram realizados 3.649 mamografias; em 2011: 4.530; em 2012: 4.612 e em 2013: 6.213. O aumento de 34,71% de 2012 para 2013 é em decorrência de ações realizadas pela Fundação Dilson Godinho objetivando conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, apoiadas em medidas adotadas pelo Governo de Minas como a redução da idade para que as mulheres possam ter direito ao exame pelo SUS.

O médico mastologista Ricardo Alcântara, do Hospital Dilson Godinho, destaca que um dos motivos que resultou no aumento do número de exames de mamografia, se deve ao fato de o Governo de Minas ter reduzido a idade das mulheres que devem fazer o exame, de 45 para 40 anos. “Desde o ano passado, com a novidade para as usuárias no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, agora, a partir dos 40 anos de idade, elas já podem pedir o exame de mamografia em qualquer unidade de saúde sem ter de passar por consulta médica. Com a ampliação do serviço – que era disponibilizado para as mulheres dos 45 aos 69 anos, a tendência era de que o número de exames de mamografias aumentasse”, observa o mastologista ao ressaltar que outro motivo foi a conscientização da população de que a prevenção é o melhor remédio para evitar o diagnostico da doença.

Ainda segundo o mastologista, o agendamento de exames que o Hospital Dilson Godinho realiza em diversos bairros de Montes Claros e campanhas na região conscientizam as mulheres da real necessidade de se realizar o exame anualmente. “Temos que conscientizar as mulheres da fundamental importância de se realizar o exame, pois quanto mais precoce a confirmação do câncer, mais cedo podemos combater esse mal que mais mata mulheres nos últimos anos”, enfatiza.

Com Rubens Santana

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).