Inicio » Educação » Montes Claros – TRIPSIU levanta estudo dos temas dos livros do vestibular da Unimontes 1/2015

Montes Claros – TRIPSIU levanta estudo dos temas dos livros do vestibular da Unimontes 1/2015

Dentro do 28º Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético – que acontecerá entre os dias 04 e 12 de outubro em Montes Claros, a coordenação vai realizar edição das palestras dos livros do Vestibular 1/2015, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O TRIPSIU reúne professores e vestibulandos no Centro Cultural para estudos dos livros do vestibular da Unimontes
O TRIPSIU reúne professores e vestibulandos no Centro Cultural para estudos dos livros do vestibular da Unimontes

A programação dos estudos dos livros começa no dia 06 de outubro e vai até o dia 10, sempre às 15h, no Auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Campanha Resgate da Alegria-Natal Sem Fome, realizado há vários anos pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em dezembro.

O primeiro livro é o conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, apresentado pela professora e poeta Camila de Souza Ramos, no dia 06. Em seguida, o livro “Contos de João Guimarães Rosa: “A menina de Lá, Soroco, sua mãe, sua filha” (os contos integram o livro ‘Primeiras Estórias’. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira).  A palestra será no dia 07, ministrada pela poetisa e professora Luciane da Mota Frota, que dias antes, no dia 04, lança pela Editora Unimontes o livro “Parte”, às 20h, na abertura do Tripsiu.

O terceiro dia de estudo será sobre o livro “Passaporte”, de Fernando Bonassi (São Paulo: Cosac Naify, 2001), no dia 08 de outubro. Ele será ministrado pelo professor Rennê Flávio Lopes Santos. No dia 09, durante a quarta palestra sobre o vestibular da Unimontes, o filme “A Menina Que Roubava Livros”, do diretor Dirigido por Brian Percival, será trabalhado pelo professor Fernando Rodrigues, um dos idealizadores do Cinema Comentado.

E encerrando a série de obras indicadas para o vestibular da Unimontes, no dia 10, o livro “Passaporte para a China”, de Lygia Fagundes Telles. A obra será apresentada pelo professor Márcio Adriano Moraes. Mestre em Literatura,  ele também vai lançar o livro “O Humano Insano e as Palavras do Infante em Guimarães Rosa e Clarice Lispector”.

Tripsiu presta homenagens

Este ano, como forma de comemorar a resistência e persistência em quase 30 anos de Psiu, o tema escolhido foi “TRIPSIU: Três anos celebrando três décadas”.  Em 2014, o músico André Águia, natural de Porteirinha, propõe nas letras de sua melodia as comemorações do Tripsiu com uma pegada bem leve e solta, mas com uma reflexão bem profunda da atualidade em que o mundo está mergulhado.

Em uma das estrofes da letra, chama atenção a seguinte frase “Sopro de arte no seu ouvido. Mais um Psiu. Sonho que invade o nosso destino, tempos de paz!”, numa clara reflexão ao consumismo, guerras e futilidades urbanas em todos os seus níveis.

A coordenação do Psiu também presta, anualmente, justa homenagem a poetas e escritores vivos que contribuem, significativamente, com a cultura e literatura regional e nacional. Os nomes são escolhidos depois que várias sugestões chegam à coordenação do Psiu no início de cada ano.

Nesta edição especial do evento, os homenageados são: Lara Araújo; o carioca Éle Semog, pseudônimo de Luiz Carlos Amaral Gomes; Wagner Merije; Telma Scherer, Ricardo Aleixo e Luis Carlos da Costa, mais conhecido como Dako$ta Kemerich.

Agência Mosaico

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).