Inicio » Nacional » Brasil – Sobe para 16 número de casos autóctones de chicungunha confirmados no Brasil

Brasil – Sobe para 16 número de casos autóctones de chicungunha confirmados no Brasil

Registro de nove novos casos autóctones de chicungunha no estado da Bahia elevou a 16 o total de diagnósticos confirmados da doença entre pessoas que não saíram do país, informou nesta terça-feira o Ministério da Saúde.

Brasil - Sobe para 16 número de casos autóctones de chicungunha confirmados no Brasil
Brasil – Sobe para 16 número de casos autóctones de chicungunha confirmados no Brasil

Os exames de laboratório também confirmaram outros 37 casos, mas de pessoas que contraíram a doença no exterior e a importaram ao retornar para o país, segundo o balanço divulgado pelo Ministério, que iniciou em janeiro um plano de contingência para controlar a chicungunha após o registro de casos autóctones em vários países da América.

Os dois primeiros casos autóctones no Brasil foram confirmados na semana passada e correspondem a uma professora de 31 anos e a seu pai, de 57, que apresentaram os primeiros sintomas da doença no final de agosto e que a contraíram no município de Oipaque.

Esta cidade do estado do Amapá está localizada na fronteira com a Guiana Francesa, onde já foram registrados milhares de casos da doença provocada por um vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

Os outros 14 casos autóctones no Brasil foram confirmados em Feira de Santana, distante de qualquer fronteira e onde na sexta-feira cinco deles já foram confirmados, sem registro de que tenham sido importados.

O Ministério da Saúde informou que enviou equipes aos estados do Amapá e da Bahia para trabalhar com as autoridades regionais nas campanhas para evitar que a doença se propague.

“Além de intensificar ações de prevenção e vigilância da doença, as equipes oferecem orientação para a busca ativa de casos suspeitos e a implementação de ações para reduzir, com maior rapidez, a população de mosquitos transmissores”, segundo um comunicado do Ministério.

As equipes enviados aos dois Estados com casos autóctones da doença também trabalham na orientação dos médicos regionais sobre o tratamento do chicungunha.

EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).