Inicio » Mais Seções » Saúde – Aprenda a tirar a mamadeira e evitar cárie nos bebês

Saúde – Aprenda a tirar a mamadeira e evitar cárie nos bebês

Hoje em dia é comum ver crianças tomando mamadeira desde muito cedo ou ainda prolongando esse hábito por anos. Porém, além de ser uma das grandes responsáveis pela incidência de cárie, a mamadeira pode ser tornar um problemão na hora de ser substituída pelo copo.

Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie
Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie

Para Rosana de Fátima Possobon, coordenadora do Cepae (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais) da UNICAMP, o ideal seria que a mamadeira nunca fosse introduzida na vida da criança. “O certo é amamentar a criança exclusivamente com leite materno até, pelo menos, o sexto mês de vida e, em seguida, fazer à introdução adequada de alimentos”, diz. 

Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie (também conhecida como cárie de mamadeira). O que agrava ainda mais o cenário é quando há o hábito da mamadeira para dormir. Isso porque, dificilmente a mãe consegue higienizar a boca do filho com perfeição por ele estar sonolento.

Além disso, o uso da mamadeira está associado ao desmame precoce, à alteração na arcada dentária e músculos da face e da língua e à ingestão inadequada de nutrientes. “O uso prolongado pode alterar o funcionamento de alguns músculos e comprometer funções como engolir, falar e respirar e também a simetria da face”, diz a especialista.  

Truques para fazer a troca

No caso da mãe já ter introduzido a mamadeira na rotina da criança, é importante começar o processo de troca por copo o quanto antes. “À medida que o hábito se prolonga, maiores são os prejuízos para a criança e mais difícil será sua remoção”, diz Rosana. 

Uma preocupação que atrapalha os pais nessa fase é acreditar que tirando a mamadeira de seus filhos eles não vão mais querer tomar leite. Ou então, que vão sofrer demais caso essa mudança seja forçada. Com isso, os próprios pais já passam insegurança e incerteza para a criança, tornando o ritual mais dramático. 

“As crianças tendem a adaptar-se mais rápido e melhor a novas situações do que os próprios pais. Por isso, a primeira regra de sucesso dessa missão é os pais estarem seguros e confiantes de que estão fazendo a coisa certa para poderem passar isso para a criança”, diz Rosana. 

Porém, a especialista afirma que é bom evitar fazer essa troca na mesma época em que a criança estiver passando por alguma situação nova e/ou estressante, como a separação dos pais, o nascimento de um irmãozinho ou mudança de escola. 

10 dicas 
– Converse bastante com a criança para que ela possa entender as razões do porquê a troca precisa ser feita. 
– Reforce o comprometimento de largar a mamadeira com um presente ou um passeio agradável com a família. 
– Evite levar a mamadeira para passeios. 
– Exija que na hora das brincadeiras a mamadeira seja deixada de lado.
– Reduza o número de mamadeiras que a criança possui. 
– Troque a mamadeira por copos coloridos e divertidos. 
– Para a criança que tem o costume de tomar a mamadeira sentada, vá aumentando o furo do bico aos poucos. 
– Incentive a criança a tomar o leite na mesa e no copo junto e igual o papai e a mamãe.
– Diga que precisa que a criança tire a mamadeira da boca quando vai falar com você, pois, do contrário, você não consegue entendê-la. 
– Enfatize o quanto a criança fica mais bonita quando toma leite no copo. 

BetaShutterstock
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).