Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade sedia debate sobre destinação e tratamento de resíduos sólidos

Montes Claros – A cidade sedia debate sobre destinação e tratamento de resíduos sólidos

Será realizado em Montes Claros, no dia 09 de outubro, no auditório da Amams, o 1º Fórum de Cooperação Técnica para destinação e tratamento de resíduos sólidos dos municípios do Norte de Minas. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Rivas-Vaciamadrid (Espanha), pela Empresa Municipal de Serviços Públicos Rivas Madrid, pela Prefeitura de Montes Claros e pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE).

Montes Claros - Reunião Fórum Internacional
Montes Claros – Reunião Fórum Internacional

O encontro reunirá gestores da Espanha e do Norte de Minas a fim de discutir problemáticas e soluções para a correta destinação e para o tratamento de resíduos sólidos, já que o prazo para que os municípios se adequem à Política Nacional dos Resíduos Sólidos terminou no dia 02 de agosto de 2014.  

Em reunião realizada na Prefeitura de Montes Claros nesta quarta-feira, 24, o presidente do Conselho Administrativo da Zennitau Investimentos, Rodrigo José Silva, esclareceu que a ideia de uma cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e os municípios norte-mineiros está fundamentada na experiência do município espanhol que teve um rápido desenvolvimento populacional de forma planejada e sustentável. “Rivas-Vaciamadrid foi o berço da guerra civil espanhola e foi totalmente destruída. Ela foi reconstruída de forma planejada e sustentável. Hoje, a cidade já superou o controle de emissão de gases, apresenta resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos”, explicou o empresário, que é brasileiro e possui cidadania espanhola. Por isso, o município de Rivas-Vaciamadrid foi convidado a fazer parte da cooperação que se efetivará mediante adesão dos municípios quem compõem o Codanorte.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, que participou da reunião, a cooperação tem como objetivo possibilitar às prefeituras do Norte de Minas, “entre outras demandas, estudos, projetos e capacitação técnica”. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).